Sébastien Ogier vence Rali do México pela sétima vez e lidera Mundial

Sébastien Ogier vence Rali do México pela sétima vez e lidera Mundial
| Desporto
Porto Canal/Agências

O piloto francês Sébastien Ogier (Toyota Yaris) venceu este domingo o Rali do México, terceira prova do campeonato do mundo, e, com o sétimo triunfo, superou o total de vitórias conseguidas pelo compatriota Sébastien Loeb nesta prova.

Ogier concluiu as 23 especiais da ronda mexicana com o tempo de 3:16.09,4 horas, deixando o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) em segundo, a 27,5 segundos, e o britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris) em terceiro, a 27,9, subindo à liderança do campeonato apesar de não o disputar a tempo inteiro.

Evans perdeu o segundo lugar que ocupava desde sábado na derradeira especial da prova mexicana, a power stage, onde cedeu 3,1 segundos para Neuville.

"Não fiquei surpreendido. Tenho sofrido durante todo o dia com um braço de suspensão danificado. Tivemos de ir com mais calma em alguns locais para assegurar que chegávamos ao fim", explicou Evans, no final.

O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) terminou na quarta posição, chegando ao final com o carro em bastante mau estado.

"Perdemos a asa traseira quando batemos em algum lado. Não deu para fazer melhor porque não tínhamos 'downforce' [carga aerodinâmica]", lamentou o campeão mundial.

Ogier não só venceu a prova como foi o mais rápido na power stage, que lhe valeu a pontuação máxima na corrida (30 pontos).

"Gosto desta especial. O carro esteve impecável, ao longo de todo o fim de semana. Como vamos fazer o próximo rali [Croácia], era importante sermos os primeiros na pista", frisou o piloto francês, que desde a conquista do oitavo título da carreira, em 2021, deixou de fazer o campeonato a tempo inteiro.

Esta época, Ogier fez apenas duas das três provas já realizadas [tinha ganho em Monte Carlo, faltando à Suécia] mas aproveitou os problemas mecânicos sofridos pelo estónio Ott Tänak (Ford Puma) ainda na sexta-feira para assumir a liderança do Mundial.

O piloto da Ford ainda regressou à prova no sábado, concluindo a ronda mexicana no nono posto (dois pontos), somando ainda mais quatro pontos na power stage.

Com estes resultados, Ogier lidera o campeonato, com 56 pontos, mais três do que Neuville e quatro do que Rovanperä. Tänak desceu ao quarto lugar, com 47 pontos.

A Toyota lidera o campeonato de equipas, com 127 pontos, contra os 100 da Hyundai. A M-Sport Ford é terceira, com 73.

A próxima ronda é o rali da Croácia, de 20 a 23 de abril.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.