Sérgio Conceição: "Nesta casa ninguém atira a toalha ao chão"

Sérgio Conceição: "Nesta casa ninguém atira a toalha ao chão"
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto não foi além do nulo na Pedreira. Obrigados a ganhar para manterem a perseguição à liderança, os Dragões empataram a zero no reduto do SC Braga e viram a distância para o Benfica aumentar até aos dez pontos, ao passo que para os minhotos continua cifrada nos dois. No rescaldo da partida, Sérgio Conceição lamentou o desperdício de várias oportunidades por parte de “uma equipa muito competitiva” que dispôs das “ocasiões mais flagrantes” e “deixou tudo no relvado” apesar da falta de “clarividência e maturidade em alguns momentos”.

A dupla substituição antes do intervalo
“O treinador está cá para mudar, seja aos 10, aos 15 ou aos 90 minutos. O que foi preparado foi muito semelhante ao que fizemos em casa quando ganhámos 4-1. Sabíamos que o Braga explora muito o espaço no corredor central, com o Evanilson a compensar sobre o Otávio e o Mehdi mais sobre a esquerda. Tínhamos que descobrir o espaço para ferir o Braga num jogo difícil para as duas equipas. Para o que criamos temos sido muito pouco eficazes a nível ofensivo, uma equipa grande com as nossas oportunidades nos últimos dois jogos… não podemos ter dois jogos seguidos a zero. O golo está caro.”

Só o trabalho resolve problemas
“Faltam nove jogos e já tínhamos que os ganhar na mesma. A confiança aqui é o trabalho, em sermos sérios e dedicados no dia a dia. Falhar um golo em frente à baliza pode acontecer, mas falta-nos serenidade de espírito em situações incrivelmente más na definição. Podíamos definir de uma forma fácil, mas falhámos. Há que interpretar o jogo de uma forma inteligente e intensa, mas por vezes isso não acontece. Há que trabalhar em cima do que não temos feito, mas demonstrámos ser uma equipa muito competitiva. As ocasiões mais flagrantes foram nossas e se saíssemos com uma vitória eu acharia justa. Tal como acharia se o Braga marcasse no final. Foi um bom jogo entre duas equipas, temos de continuar a trabalhar e a ser quem somos como equipa e como clube.”

Uma questão de mentalidade
“A equipa deixou tudo no relvado, faltou clarividência e maturidade em alguns momentos do jogo. Temos de perceber que representamos o FC Porto e que nestes ambientes os jogos são difíceis e é preciso cada um dar um bocadinho mais. Não é de um momento para o outro que se mudam mentalidades e que os jogadores evoluem. Não tem a ver com a distância percorrida, com a forma abnegada como estão no jogo e como disputam cada duelo. É preciso algo mais. Isso faz parte do nosso trabalho, vamos continuar a evoluir sabendo que cada ponto perdido no último terço do campeonato pode ser decisivo. Há momentos e fases assim, em que temos sete ou oito ocasiões claras nos últimos dois jogos e não fazemos golos. Estamos mais distantes do líder e fomos eliminados da Champions. Olhamos para isto e percebemos o que temos de fazer, melhorando o que temos a melhorar.”

Olhos nos olhos, sempre
“Nesta casa, neste clube, e eu estou aqui há alguns anos como treinador depois de ter iniciado aqui a minha carreira como futebolista, nunca, mas nunca se atira a toalha ao chão. Olhamos sempre os adversários de frente, temos nove finais e em maio fazemos as contas. Sempre de cabeça erguida, com o máximo empenho e dedicação. Podem ter a certeza disso, assim espero que toda a gente continue e não me venham com mensagens para dentro. Falo para toda a gente que ama o FC Porto, para quem trabalha dentro do FC Porto. Todos no mesmo sentido e depois em maio sentamo-nos, fazemos as contas, vemos o que fizemos de bom e menos bom, qual é a programação e o planeamento para a próxima época.”

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.