FC Porto: Final indesejado no Minho. Crónica de jogo

FC Porto: Final indesejado no Minho. Crónica de jogo
| Desporto
Pedro Diniz

O FC Porto não conseguiu desatar o nulo em Braga e deixou, por isso, dois pontos no Minho na 25.ª jornada do campeonato. Os Dragões mantêm-se na segunda posição da tabela classificativa com 58 pontos.

Os primeiros dez minutos foram de domínio azul e branco com os da Invicta à procura de derrubar a muralha arsenalista e inaugurar o marcador. A superioridade culminou numa oportunidade clara de Mehdi Taremi ao 11.º minuto: após um livre lateral, Otávio desmarcou o iraniano que, no frente a frente com Matheus, não conseguiu visar a baliza bracarense.

A equipa da casa reagiu e Diogo Costa fez sentir a sua presença na Pedreira. O melhor guarda-redes da Liga dos últimos cinco meses anulou as tentativas de Bruma (15m) e de Abel Ruíz (17m), tendo mantido a baliza inviolada até ao intervalo. Ainda antes do término dos primeiros 45 minutos, Sérgio Conceição colocou Eustaquio e Galeno em campo, puxou Pepê para lateral direito e tirou Rodrigo Conceição e Marko Grujic, mas o nulo mantinha-se quando João Pinheiro apitou para a recolha aos balneários.

Zaidu foi lançado para o lugar de Wendell durante o interregno e o FC Porto apresentou-se na segunda parte com caraterísticas mais ofensivas e a explorar a largura da defensiva adversária através da projeção dos laterais. Aos 49 minutos, foi mesmo dos portistas a primeira oportunidade de golo da segunda metade: na sequência de um desvio de Uribe ao primeiro poste num canto, Galeno rematou de forma acrobática e obrigou Matheus a uma estirada vistosa.

Aos 81 minutos, 68 minutos depois do que seria apropriado, João Pinheiro mostrou o primeiro amarelo a Niakhaté. O central, aos 13, havia feito falta sobre Evanilson sem qualquer intenção de jogar a bola e para cortar um contra-ataque.

O jogo partiu, mas sem haver hipóteses de finalização de parte a parte até ao minuto 85, em que Evanilson não foi feliz no cara a cara com Matheus. Otávio desmarcou Galeno à esquerda, que cruzou atrasado para o 30, mas este não conseguiu colocar a bola no fundo das redes oponentes. Os portistas ameaçaram até final, lançaram-se para diante e o SC Braga aproveitou esse balanceamento ofensivo para contra-atacar. No último lance do jogo, Marcano assumiu um papel determinante ao cortar o que muitos já davam como uma assistência para golo de Pizzi. O nulo inicial manteve-se e ficaram dois pontos no Minho (0-0).

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já é amor. Crónica de jogo

FC Porto venceu o Vitória SC (3-1) e vai disputar a terceira final da Taça seguida, a quinta em seis anos.

Francisco Conceição: “Para representar este símbolo é preciso dar a vida”

Jogadores portistas enalteceram a justiça do triunfo frente ao Vitória de Guimarães (3-1).

Pepê: “Conseguimos fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final” da Taça

O avançado do FC Porto, Pepê, que fechou o marcador no encontro frente ao Vitória de Guimarães, aponta que os Dragões conseguiram “fazer um grande jogo e, mais importante, ir à final”, em declarações ao Porto Canal.