Projeto que transformou bairro em Matosinhos nomeado ‘Obra do Ano’

| Norte
Porto Canal

O projeto que deu uma nova vida ao bairro do Monte Xisto, em Matosinhos, está entre os sete nomeados para o prémio ‘Obra do Ano’, pelo Archdaily Brasil. A obra, promovida pelo INSTITUTO e projetada pelo arquiteto Paulo Moreira, está inserida no programa Bairros Saudáveis. O apoio criado pelo Governo pretende melhorar bairros empobrecidos através de pequenos investimentos.

O projeto, que teve a colaboração do coletivo de artistas angolano ‘Verkron’, consistiu na transformação das escadas e de uma ruína com mais de 40 anos. O trilho que liga o bairro ao rio Leça foi despoluído, através de uma ação de limpeza e requalificação do edifício em ruína. O espaço é agora um local de socialização e convívio para a população do bairro.

O projeto consistiu na reparação de degraus e corrimão, bem como na criação de um novo limite entre as escadas públicas e o terreno privado vizinho. Foi ainda criada uma estrutura de bancos que convidam ao usufruto da própria escadaria como lugar de repouso.

O projeto está a concurso na plataforma do Archdaily Brasil, através de uma votação online que decorre até dia 22 de março.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Norte

Gondomar vota contrato com a STCP excluindo rede intermunicipal e cenário pós-2030

Câmara de Gondomar vai votar, na sexta-feira, o contrato de serviço público com a STCP excluindo os cenários que preveem uma rede intermunicipal e o cenário pós-2030, segundo uma proposta a que a Lusa teve acesso.

Autocarros das linhas verde e azul gratuitos até 26 de dezembro em Aveiro

Os autocarros das linhas urbanas verde e azul, em Aveiro, vão ser gratuitos até 26 de dezembro, informou a Aveirobus, empresa que detém a concessão dos transportes públicos na cidade.

Novo contrato da STCP mantém "estrangulamentos e problemas do serviço", considera PCP

O PCP considerou esta quarta-feira que o novo contrato de serviço público a assinar entre os municípios acionistas da Sociedade de Transporte Coletivo do Porto (STCP) e a transportadora mantém "estrangulamentos e problemas de serviço", alertando para um agravamento futuro.