Freixo de Espada à Cinta traz ao Portugal Fashion a seda artesanal

| Porto
Porto Canal

O município de Freixo de Espada à Cinta decidiu trazer até ao Portugal Fashion a seda artesanal. Ao longo deste sábado, o processo onde se produz e trabalha de forma 100% artesanal foi apresentado ao vivo no World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

As chamadas laboriosas artesãs criam o bicho-da-seda e preparam o fio até estar pronto para ser usado nos teares. Ao longo de todo o processo são utilizados instrumentos e métodos ancestrais.

Ao Porto Canal, Nuno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, disse que este tipo de eventos permite projetar para o futuro a seda do município. Alicerçando a moda à seda de Freixo de Espada à Cinta respeita-se “aquilo que é carismático e emblemático que é a seda 100% natural”.

Esta iniciativa passa por uma estratégia que traz grande valor aos municípios e aproxima o Portugal Fashion às tradições portuguesas.

Dessa forma, o evento que promove o setor têxtil e o vestuário português pretende criar laços entre a moda e as atividades tradicionais portuguesas.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.