Freixo de Espada à Cinta traz ao Portugal Fashion a seda artesanal

| Porto
Porto Canal

O município de Freixo de Espada à Cinta decidiu trazer até ao Portugal Fashion a seda artesanal. Ao longo deste sábado, o processo onde se produz e trabalha de forma 100% artesanal foi apresentado ao vivo no World of Wine, em Vila Nova de Gaia.

As chamadas laboriosas artesãs criam o bicho-da-seda e preparam o fio até estar pronto para ser usado nos teares. Ao longo de todo o processo são utilizados instrumentos e métodos ancestrais.

Ao Porto Canal, Nuno Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, disse que este tipo de eventos permite projetar para o futuro a seda do município. Alicerçando a moda à seda de Freixo de Espada à Cinta respeita-se “aquilo que é carismático e emblemático que é a seda 100% natural”.

Esta iniciativa passa por uma estratégia que traz grande valor aos municípios e aproxima o Portugal Fashion às tradições portuguesas.

Dessa forma, o evento que promove o setor têxtil e o vestuário português pretende criar laços entre a moda e as atividades tradicionais portuguesas.

+ notícias: Porto

DJ Padre Guilherme faz atuação viral na varanda da Torre dos Clérigos

A assinatura do protocolo entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e a Irmandade dos Clérigos, com vista à reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos, no Porto, contou com a projeção de um espetáculo de ‘videomapping’ e da atuação do DJ Padre Guilherme.

Mulher desaparecida em Matosinhos desde terça-feira

Uma mulher de 54 anos encontra-se desaparecida desde esta terça-feira, 16 de julho, em Matosinhos. O anúncio do desaparecimento foi feito por familiares, através das redes sociais. 

Porto escapa a onda de calor que vai aquecer país no fim de semana

Este fim de semana, Portugal vai viver um verdadeiro contraste significativo nas condições meteorológicas. Enquanto várias zonas do país vão registar temperaturas elevadas, chegando por exemplo aos 35ºC, o Porto vai manter-se com um tempo ameno e tímido.