MP acusa funcionário da Câmara de Gondomar de falsidade e burla informática

MP acusa funcionário da Câmara de Gondomar de falsidade e burla informática
| Norte
Porto Canal/Agências

O Ministério Público (MP) acusou um funcionário da Câmara de Gondomar dos crimes de falsidade e burla informática, num caso relacionado com a contratação de um professor de natação que não reunia as habilitações necessárias para o efeito.

Num comunicado divulgado hoje, na sua página da Internet, a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP) esclareceu que os factos ocorreram quando o suspeito desempenhava a função de coordenador do Gabinete de Gestão das Piscinas Municipais, naquela autarquia do distrito do Porto.

No âmbito dos contratos-programa celebrados entre o município e a Federação Portuguesa de Natação, o arguido tinha a função de "remeter informação sobre os elementos de identificação dos professores de natação, para cumprimento da obrigação ali assumida em assegurar a continuidade do anterior corpo técnico".

O MP sustenta que o arguido indicou "falsamente" duas pessoas, como se tivessem integrado o corpo docente do ano de 2016-2017, permitindo que estas prestassem funções na época de 2017-2018, nessa qualidade e assim fossem remuneradas, não obstante um dos indivíduos "nem sequer reunir as habilitações necessárias para o efeito".

“Em consequência do engano produzido pelo arguido, a Federação Portuguesa de Natação aceitou e validou como docentes tais indivíduos, processando os respetivos pagamentos”, refere o comunicado da Procuradoria.

O MP requereu que seja declarado perdido a favor do Estado cerca de 16 mil euros, correspondendo ao valor que, de acordo com a investigação, foi pago indevidamente a um dos indivíduos.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.