Eutanásia só será permitida em caso de incapacidade física para cometer suicídio assistido

Eutanásia só será permitida em caso de incapacidade física para cometer suicídio assistido
| Norte
Porto Canal

Depois de terem sido feitos alguns ajustes à lei da Eutanásia pelos partidos com assento parlamentar, a nova versão da lei contempla que a morte medicamente assistida só será permitida se o doente não for capaz de autoadministrar os fármacos.

Com a nova alteração, só os doentes que se mostrarem incapazes de administrar o fármaco fatal a si próprios é que terão direito à Eutanásia.

Assim, o doente só pode recorrer à morte medicamente assistida se estiver impossibilitado de cometer suicídio medicamente assistido.

A incapacidade física do doente para administrar o medicamento sozinho terá de ser atestada e justificada pelo médico. Não estão previstas exceções para o caso de o doente não ter coragem e querer que seja outra pessoa a administrar o fármaco, de acordo com o Público.

Seis juízes do Tribunal Constitucional criticaram o facto de o suicídio assistido ficar para segundo plano em relação à Eutanásia, alegando inconstitucionalidade, na medida em que aborda de forma desigual o direito à vida e o direito à autodeterminação sobre o fim da vida.

Os juízes defendem que a eutanásia só deveria ser permitida quando o doente não pudesse ou recusasse o suicídio medicamente assistido.

A nova versão da lei surge de forma a responder aos argumentos do presidente da República e do Tribunal Constitucional.

O documento está a circular entre os partidos com assento parlamentar para que possam propor alterações. Os deputados voltarão a votar a Eutanásia no próximo dia 31 de março.

 

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.