Após troca de acusações com a Câmara do Porto, festival MIMO regressa a Amarante

Após troca de acusações com a Câmara do Porto, festival MIMO regressa a Amarante
| Norte
Porto Canal

Após polémica com a Câmara do Porto, o Festival MIMO vai regressar a Amarante. A organização do evento e a Câmara de Amarante afirmaram conjuntamente que o processo judicial terminou.

Em comunicado conjunto divulgado na manhã desta sexta-feira, assumem que o festival “nunca deveria ter saído” de Amarante. No documento é possível verificar-se que as conversações para o regresso já ocorriam há algumas semanas e que este contará com, pelo menos, mais duas edições.

O Festival MIMO realizou-se, durante quatro anos consecutivos, em Amarante, com a primeira edição, em 2016, a atrair dezenas de milhares de pessoas, o que se repetiu até 2019.

Em 2020, o Festival MIMO iniciou um processo judicial contra a Câmara de Amarante devido ao cessamento do contrato de pagamento por mais uma edição devido à impossibilidade de realização do evento com a situação pandémica que decorria. De acordo com o comunicado divulgado, ambos explicam que se tratou de “divergentes interpretações do pacote legislativo de emergência criado no âmbito da pandemia provocada pela doença COVID-19”, mas que atualmente a situação se encontra resolvida.

O anúncio do retorno do festival à cidade amarantina ocorreu após uma polémica entre a organização do festival e a Câmara do Porto. O evento estrou-se na cidade invicta de 23 a 25 de setembro de 2022, contando com 50 atividades e vários artistas oriundos de vários países, mas o presidente da câmara afirmou, na passada segunda-feira, que o MIMO voltaria a realizar-se na cidade devido a “incumprimentos”, posteriormente negados pela organização.

+ notícias: Norte

Empresa metalomecânica em Paredes investe 19 milhões para exportar 75% da sua produção

A empresa de metalomecânica Inovocorte, em Paredes, no distrito do Porto, anunciou esta terça-feira um investimento de 19 milhões de euros em tecnologias de ponta, nomeadamente robotização e 'software', para exportar 75% da sua produção em 2030.

Já é conhecido o cartaz do São João de Braga

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai decorrer de 14 a 24 de junho e que terão como foco as rusgas populares.

Festas de São João de Braga arrancam dentro de um mês

Arrancam no próximo dia 14 de junho as festas de São João de Braga.
A edição deste ano conta com 11 dias de programação.
A renovada Avenida da Liberdade, que esteve fechada para obras, vai ser um dos epicentros da festa.