Instituto diz que processo da magnólia do Porto continua a decorrer

Instituto diz que processo da magnólia do Porto continua a decorrer
Filipa Brito/Porto.
| Porto
Porto Canal

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas garante que o processo para classificar a magnólia centenária da Prelada ainda não terminou. A reação surge depois desta quarta-feira o JN noticiar que a vontade de classificar esta árvore como interesse nacional tinha sido chumbada pela oposição de alguns coproprietários do local.

Em comunicado o Instituto explica que o processo ainda decorre "não estando concluído, nem tendo ainda sido tomada qualquer decisão".

Recorde-se que a árvore em questão cresce nas traseiras de um prédio localizado na Prelada, onde o escritor portuense Afonso Reis Cabral passou a sua infância e juventude.

Em janeiro do ano passado, o escritor publicou no Facebook um convite para que as pessoas se dirigissem ao local para apreciarem a “magnólia denudata”, atraindo, assim, dezenas de pessoas.

Após um ano, em vias de ser classificada como de interesse nacional pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), segundo o Jornal de Notícias (JN), alguns dos coproprietários opuseram-se, afirmando querer deixar tudo como está.

A magnólia já era vista em fotografias aéreas da cidade em 1939 e, apesar de existir outra “denudata” no jardim da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, esta não se compara no porte e na monumentalidade à do prédio da Prelada.

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

Metro do Porto anuncia reforço da operação para semana da Queima das Fitas

A Metro do Porto anunciou esta sexta-feira os detalhes do reforço da operação da rede de transporte para a semana da Queima das Fitas, de 4 a 12 de maio.