Câmara do Porto vai declarar 687 prédios como devolutos

Câmara do Porto vai declarar 687 prédios como devolutos
| Porto
Porto Canal

A Câmara do Porto vai declarar 687 prédios como devolutos. Este número representa 38,4% dos prédios identificados num primeiro diagnóstico.

A autarquia identificou 1788 prédios em situação devoluta mas, depois de uma audição, vai declarar apenas 687 como devolutos. Este número corresponde a 857 proprietários que vão ver o IMI a subir.

A proposta foi apresentada por Rui Moreira na reunião de Executivo desta segunda-feira e foi aprovada, apesar dos votos contra do PS, CDU e BE.

A reunião aconteceu com o fim de ser discutido o programa proposto pelo Governo no que toca à habitação. A proposta do executivo do Porto refere que "o plano seja afinado e expurgado de medidas irrealistas ou manifestamente nocivas, em conformidade com as propostas expostas [no documento assinado pelo presidente da Câmara do Porto], que preconizam essencialmente a utilização cirúrgica de incentivos e penalizações fiscais, a redução dos custos de contexto da construção, a simplificação de procedimentos, a descentralização de competências e o respeito pela esfera de intervenção dos municípios, bem como pelas suas fontes de financiamento".

Rui Moreira defendeu ainda que “o Município do Porto tem dado respostas diversificadas e flexíveis aos problemas habitacionais. Estamos a conseguir alargar o espectro da população abrangida pelas políticas municipais de habitação, adequando os nossos modelos de intervenção à velha tradição dos países europeus mais desenvolvidos, como a Dinamarca, Suécia, Países Baixos ou Áustria".

No entanto, a proposta recebeu os votos contra do Bloco de Esquerda que defendeu que o tema merece “uma discussão alargada”. Opinião partilhada também pela CDU. Já Tiago Barbosa Ribeiro, do PS, sugeriu "esperar pelo fim do período de consulta pública" antes de ser avançada uma recomendação.

+ notícias: Porto

Faculdade de Letras ganha novo edifício em 2026 pela mão do arquiteto do Terminal de Campanhã

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) passará a contar com um novo edifício em meados de 2026. O espaço, cujas obras tiveram início em novembro e estarão terminadas em maio de 2026, terá cinco pisos e dois deles “serão exclusivamente dedicados a acolher a atividade das oito unidades de investigação sediadas na faculdade”, informou o gabinete de comunicação em resposta ao Porto Canal.

Câmara do Porto abre estações de metro para acolher pessoas em situação de sem-abrigo

A Câmara do Porto vai abrir esta terça e quarta-feira à noite as estações de metro do Campo 24 de Agosto e Casa da Música para acolher pessoas em situação de sem-abrigo devido às baixas temperaturas, foi esta terça-feira anunciado.

Vai haver um elevador a ligar o Palácio de Cristal à Restauração no Porto

Em 2026, os jardins do Palácio de Cristal vão passar a ter um elevador para a Rua da Restauração, que liga o Jardim da Cordoaria à marginal do Porto.