Corrupção em jogo da AF Aveiro. Mansores-Lobão está sob investigação

Corrupção em jogo da AF Aveiro. Mansores-Lobão está sob investigação
| Desporto
Porto Canal

O jogo entre a União Desportiva Mansores e a Associação Desportiva e Cultural de Lobão, da última jornada da Zona Norte do Campeonato Sabseg, da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), está sob suspeita de corrupção na forma tentada, depois do diretor desportivo da formação de Santa Maria da Feira ter sido detido pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto por ter tentado comprar atletas da equipa arouquense para garantir acesso à fase de subida ao Campeonato de Portugal.

Segundo avança o JN, as suspeitas recaem sobre um dirigente do Lobão, que terá, alegadamente, oferecido o equivalente ao ordenado de cada um dos atletas da equipa adversária para que facilitassem a vitória da formação feirense.

A AFA, em comunicado emitido esta quinta-feira confirmou que o Conselho de Disciplina daquela associação recebeu uma participação da UD Mansores “dando conta de factos que podem eventualmente revestir natureza criminal e que se encontrarão a ser investigados pelas instâncias judiciárias competentes, factos esses relacionados com o jogo União Desportiva Mansores-Associação Desportiva e Cultural de Lobão, do passado dia 5 de fevereiro de 2023”.

De acordo com o documento da entidade que regula o futebol aveirense, a participação “seguirá a tramitação adequada junto do órgão disciplinar”, mantendo-se “todos os procedimentos e datas agendadas para a continuação da competição”.

A denúncia feita pela formação serrana chegou à brigada de luta contra a corrupção da PJ, tendo os inspetores começado a investigar.

"Foram executados diversos mandados de busca que visaram residências dos suspeitos e uma sede de clube de futebol local, tendo-se procedido à detenção de um indivíduo indiciado pela prática do crime de corrupção ativa", explica a PJ, que avançou esta quarta-feira, 8 de março, com a operação após ter reunido sólidos elementos de prova.

Ao jornal O Jogo, o presidente da Direção da ADC Lobão, José Silva Rocha afirmou, no passado dia 7 de fevereiro, que o clube não foi ouvido nem notificado pela Polícia Judiciária garantindo tratarem-se de “falsidades”.

Recorde-se que à partida para a 18.ª e última jornada do campeonato da Zona Norte, Lobão e Espinho estavam igualados na tabela classificativa com os mesmos 32 pontos, sendo que o quarto lugar permitiria o apuramento para a fase de campeão. Na última jornada, o Espinho perdeu em Fiães por 1-0 e o Lobão acabou por vencer o Mansores por 2-0, garantindo a qualificação para a disputa da subida de divisão. 

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas. O percurso do 32.º presidente do FC Porto

Luís André de Pina Cabral e Villas-Boas tomará posse como presidente do FC Porto ao meio-dia de 7 de maio, terça-feira, depois de no passado sábado a lista que encabeçava ter sido a mais votada naquelas que foram as eleições mais participadas da história do clube.

Pinto da Costa: "Foi uma alegria ter sido o voleibol a conquistar o meu último campeonato como Presidente"

Atletas de Miguel Coelho entregaram o troféu de campeãs nacionais no Museu.

"Com a ajuda dos adeptos, somos imparáveis". Azuis e brancas vibram com tetracampeonato

O Dragão Arena explodiu de alegria e festejos, na noite desta quarta-feira, depois de o FC Porto vencer o quinto jogo do playoff da final, frente ao PV Colégio Efanor por 3-0, conquistando assim o quarto título consecutivo de voleibol.