António Guterres e Zelensky acordam renovação do acordo de exportação de cereais

António Guterres e Zelensky acordam renovação do acordo de exportação de cereais
Presidência da Ucrânia
| País
Porto Canal

A renovação do acordo de escoamento dos cereais ucranianos foi acordada entre António Guterres e o presidente ucraniano, em Kiev. O acordo só será renovado se também a Rússia concordar, no entanto, o país já informou que se vai opor.

António Guterres, Secretário Geral da ONU, está na Ucrânia, pela terceira vez desde o início da invasão russa, para desbloquear o acordo de exportação de cereais que expira a 18 de março.

Segundo o RFI, Kiev pretende renovar o acordo por mais um ano. A Rússia tem mostrado o seu desagrado, alegando que está sob constrangimentos internacionais significativos do ponto de vista logístico e de pagamentos que impedem a exportação dos seus produtos, não estando, por isso, os seus interesses agrícolas a serem salvaguardados.

A Rússia e a Ucrânia não negoceiam diretamente este processo, utilizando mediadores como a Turquia e as Nações Unidas para o fazer. O acordo lançado em julho foi renovado em novembro, permitindo escoar os cereais para os mercados alimentares internacionais.

A viagem de Guterres e Kiev fica marcada por um percalço de segurança, obrigando o Secretário-Geral da ONU a permanecer dentro do carro por mais de uma hora à espera de uma “luz verde” de segurança.

O Secretário-geral das Nações Unidas recusou-se a prestar declarações aos jornalistas. Uma fonte do gabinete de Guterres justificou esta atitude com o facdo do acordo de extensão do acordo se encontrar numa fase delicada.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.