Supercomputador Deucalion de 26 toneladas está a ser instalado em Guimarães

Supercomputador Deucalion de 26 toneladas está a ser instalado em Guimarães
| Norte
Porto Canal

O novo supercomputador Deucalion adquirido pela União Europeia está a ser instalado num edifício da Universidade do Minho (UMinho), no campus de Azurém, em Guimarães, e vai dotar Portugal de capacidade computacional para o desenvolvimento de simulações em todas as áreas da ciência e investigação.

O equipamento, com uma massa de 26 toneladas, está em fase de testes e, de acordo com a FCT, deverá entrar em funcionamento em julho deste ano. 

O agregado computacional consome cerca de 1,7 MegaWatts, tendo no seu processamento a principal característica: 10 PetaFlops, ou seja, tem capacidade para executar 10 mil biliões de instruções por segundo. 

Este reforço resulta da uma estreita colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho, sendo que está o investimento ascende a 20 milhões de euros. 

As três instituições já estabeleceram um memorando de entendimento, que permite a instalação do Minho Advanced Computing Centre (MACC) no Avepark, que vai gerir o novo supercomputador. A autarquia Guimarães assumiu a aquisição do lote 15 no AvePark, incluindo o imóvel existente, destinado a alojar o MACC.

Porto Canal

O edifício adquirido pelo Câmara Municipal para receber o supercomputador no Avepark

Contudo, de acordo com a FCT, “o data center inicialmente previsto para acolher o computador não ficou disponível a tempo de se implementar o projeto, levando à necessidade de determinar um novo edifício para acolher o Deucalion”. A FCT justifica-se com os “atrasos no fornecimento de equipamento, resultantes das perturbações das cadeias de fornecimento que atualmente se verificam.”

O supercomputador Deucalion chega ao abrigo da Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (EUROHPC), uma iniciativa da União Europeia criada em 2018 que visa tornar a Europa líder mundial no domínio da supercomputação.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.