Supercomputador Deucalion de 26 toneladas está a ser instalado em Guimarães

Supercomputador Deucalion de 26 toneladas está a ser instalado em Guimarães
| Norte
Porto Canal

O novo supercomputador Deucalion adquirido pela União Europeia está a ser instalado num edifício da Universidade do Minho (UMinho), no campus de Azurém, em Guimarães, e vai dotar Portugal de capacidade computacional para o desenvolvimento de simulações em todas as áreas da ciência e investigação.

O equipamento, com uma massa de 26 toneladas, está em fase de testes e, de acordo com a FCT, deverá entrar em funcionamento em julho deste ano. 

O agregado computacional consome cerca de 1,7 MegaWatts, tendo no seu processamento a principal característica: 10 PetaFlops, ou seja, tem capacidade para executar 10 mil biliões de instruções por segundo. 

Este reforço resulta da uma estreita colaboração da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a Câmara de Guimarães e a Universidade do Minho, sendo que está o investimento ascende a 20 milhões de euros. 

As três instituições já estabeleceram um memorando de entendimento, que permite a instalação do Minho Advanced Computing Centre (MACC) no Avepark, que vai gerir o novo supercomputador. A autarquia Guimarães assumiu a aquisição do lote 15 no AvePark, incluindo o imóvel existente, destinado a alojar o MACC.

Porto Canal

O edifício adquirido pelo Câmara Municipal para receber o supercomputador no Avepark

Contudo, de acordo com a FCT, “o data center inicialmente previsto para acolher o computador não ficou disponível a tempo de se implementar o projeto, levando à necessidade de determinar um novo edifício para acolher o Deucalion”. A FCT justifica-se com os “atrasos no fornecimento de equipamento, resultantes das perturbações das cadeias de fornecimento que atualmente se verificam.”

O supercomputador Deucalion chega ao abrigo da Empresa Comum para a Computação Europeia de Alto Desempenho (EUROHPC), uma iniciativa da União Europeia criada em 2018 que visa tornar a Europa líder mundial no domínio da supercomputação.

+ notícias: Norte

Hospital de Braga alcançou recorde de procedimentos de AVC

O Hospital de Braga alcançou um crescimento superior a 200% no número de procedimentos endovasculares de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquémico agudo por cateterismo cerebral, tornando-se num dos hospitais do país com mais doentes referenciados pelo INEM, no protocolo pré-hospitalar da Via Verde AVC.

Terras de Bouro instala seis desfibrilhadores em zonas de maior afluência de pessoas

O município de Terras de Bouro, distrito de Braga, procedeu à instalação de seis DAE (Desfibrilhador Automático Externo) nas zonas de maior atração turística, com maior afluência de pessoas. O santuário de São Bento da Porta Aberta ou o Gerês são locais onde este equipamento foi colocado.

Câmara de Gaia paga anualmente dois milhões de euros por imóveis

A Câmara de Gaia vendeu cinco equipamentos municipais a fundos imobiliários em 2008 e, atualmente, para utilizar os imóveis, paga cerca de dois milhões de euros por ano.