"Salicórnia" é o nome do novo ferry elétrico de Aveiro

"Salicórnia" é o nome do novo ferry elétrico de Aveiro
Câmara Municipal de Aveiro
| Norte
Porto Canal

"Salicórnia" é o nome do novo ferry elétrico de Aveiro. O nome foi avançado pela autarquia, em comunicado.

O navio será utilizado tanto por viaturas como por passageiros e será 100% português.

De acordo com a autarquia, Salicornia Ramosissima é uma planta originária das salinas costeiras e, em Portugal, a Ria de Aveiro é um dos poucos locais onde se desenvolve, em habitat especial e próprio. Daí o nome para o navio "Salicórnia".

“Quisemos um nome que se ligasse ao território, que fosse da Ria e da Região de Aveiro um elemento diferenciador e que demonstrasse a capacidade de adaptação, de reinvenção tornando um mal dispensável num bem relevante, testemunho de sustentabilidade e de boa gestão da natureza e da sua relação com o homem. Relembro que, em Aveiro, esta é uma ligação de várias centenas de anos e que a sustentabilidade ambiental é algo fundamental para que possamos viver desde sempre o fantástico território Aveirense”, explicou a autarquia.

Trata-se do primeiro Ferryboat 100% Elétrico que está a ser desenvolvido em Portugal, por marcas nacionais. No documento lê-se que "o novo Ferryboat com zero emissões de CO2 permitirá a redução da emissão das mais de 300 toneladas de CO2 libertadas pelo atual modelo, reduzindo igualmente em cerca de 30 por cento o consumo energético. Aos baixos níveis de ruído e ao conforto para os passageiros introduzidos por esta embarcação alia-se ainda a capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%)".

A embarcação, que integrará a operação Aveirobus, está a ser construída pelo Grupo ETE para a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) num investimento da Autarquia de 7.326.490,13€.

+ notícias: Norte

Nova central de transportes de Penafiel arranca em janeiro de 2025 

A Câmara de Penafiel concessionou a uma empresa privada de autocarros a gestão da nova central de transportes situada junto à estação ferroviária de Novelas, que deverá abrir em 2025, informou esta segunda-feira aquele município do distrito do Porto.

Oito feridos e moradores retirados após incêndio em prédio em Vila Nova de Gaia

Um incêndio num prédio de sete andares em Canidelo, Vila Nova de Gaia, levou à retirada dos moradores e causou oito feridos leves, por inalação de fumos, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Encontrado corpo de idosa dada como desaparecida em Vila Real

O corpo da mulher de 84 anos que estava dada como desaparecida desde o dia 03 de outubro foi encontrado hoje a cerca de 600 metros da aldeia de Cravelas, em Vila Real, disse fonte da GNR.