Exposição "Retratos Contados" comemora 96 anos de Ruy de Carvalho no Coliseu do Porto

Exposição "Retratos Contados" comemora 96 anos de Ruy de Carvalho no Coliseu do Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

A comemoração dos 96 anos do ator Ruy de Carvalho tem início esta quarta-feira à tarde, no Salão Jardim do Coliseu do Porto, com a inauguração da exposição “Retratos Contados”, dedicada à carreira do ator, que atravessará o país.

Uma tertúlia sucederá esta quarta-feira à inauguração da mostra e, depois desta, haverá mais uma récita de "A Ratoeira", de Agatha Christie, que Ruy de Carvalho protagonizou nos anos de 1960, assumindo o papel do jovem Giles Ralston, levando agora a primeiro plano outra das principais personagens, o Major Metcalf.

“A Ratoeira” é uma das duas peças com que o decano dos atores portugueses se apresentará em digressão por Portugal, até ao próximo mês de setembro, num total de quase que 30 espetáculos. A outra é “Ruy, a história devida”, um texto de Paulo Coelho com encenação de Paulo Sousa Costa, na qual atravessa a sua própria história, revê as personagens que interpretou e em que põe em diálogo com o público a experiência de palco e a experiência de vida.

Em novembro, Ruy de Carvalho assinalará os 81 anos da sua estreia em palco, como amador, ainda no Grupo de Teatro da Mocidade Portuguesa, com a peça de Luiz Francisco Rebello “Jogo para o Natal de Cristo”, encenada por Francisco Ribeiro (Ribeirinho).

A nova exposição “Retratos Contados” congrega duas componentes: perto de 50 fotografias do arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, onde o ator se estreou como profissional em 1947, e onde mais tarde fez parte do elenco residente durante mais de duas décadas (um conjunto exposto em Lisboa, em novembro passado); e outra composta por fotografias vindas do seu próprio acervo, assim como de familiares.

As duas componentes permitem um percurso através da carreira e da vida de Ruy de Carvalho, como precisou à Lusa o curador, Nelson Mateus.

A fotografia mais antiga do espólio do D. Maria II data de 1962, e retrata Ruy de Carvalho com a atriz Carmen Dolores, na peça “Os Três Chapéus Altos”, enquanto a mais recente é de 2009 e reproduz Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo a contracenarem na peça de Ronald Harwood “O Camareiro”.

Depois do Coliseu do Porto, será o Teatro Sá da Bandeira, na mesma cidade, a receber "Retratos Contados", em data ainda a definir. Foi aqui que Ruy de Carvalho se apresentou pela primeira vez na cidade, no início da década de 1950, na peça “Está lá fora um inspetor”, contracenando com João Villaret, Josefina Silva, Maria Lalande, Igrejas Caeiro e Assis Pacheco.

+ notícias: Porto

Homem morre após ser baleado com cinco tiros no Porto

Um homem de 27 anos morreu após ser baleado em Ramalde, no Porto, esta sexta-feira. Ao que tudo indica, tudo aconteceu após um desacato junto ao Café Bessas, no bairro Ramalde. 

Homem assassinado com cinco tiros no Porto em ajuste de contas

Um homem de 27 anos foi morto com cinco tiros, três na cabeça e dois no peito, na rua Doutor Pedro Sousa, no bairro de Ramalde, no Porto, esta sexta-feira. A informação foi confirmada ao Porto Canal por fonde do CDOS (Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto). A vítima saiu da cadeia há cerca de dois meses e terá sido morta num ajuste de contas.

Tudo o que já se sabe sobre o assassinato do jovem de 27 anos no Porto

Por detrás do assassinato do rapaz de 27 anos que marca a tarde desta sexta-feira, estará um ajuste de contas relacionado com um negócio de tráfico de droga no Porto. O homicídio aconteceu pouco depois das 12h30 e tirou a vida a um rapaz que saiu da prisão há cerca de dois meses.