Velejadores Diogo Pereira e Manuel Macedo vencem regatas do dia e lideram

| Desporto
Porto Canal / Agências

Tavira, 16 jul (Lusa) -- Os velejadores portugueses Diogo Pereira e Manuel Macedo venceram hoje as duas regatas do dia e subiram ao primeiro lugar na classe 420 em masculinos, nos campeonatos do Mundo da Juventude ISAF 2014.

A três dias do final da competição, a dupla portuguesa confirma o estatuto de favorita a um lugar no pódio e às medalhas, sendo que a sua prestação de hoje permitiu ultrapassar as duas duplas asiáticas e a dupla francesa e alcançar 15 pontos de vantagem sobre o quarto lugar.

A dupla lusa beneficiou de um dia menos bom das equipas asiáticas que lideraram a prova, os japoneses Koizumi e Matsuo e os tailandeses Norzan e Aziz, até hoje e subiu ao primeiro lugar, quando, ao início do dia, partiu do quinto lugar da classificação.

No setor feminino da mesma classe lideram as espanholas Mas Depares/Davila Mateu, que trocaram de posição com as alemãs Theres Dahnke/Birte Winkel, seguidas por Horwitz/Malsch do Chile. As portuguesas Teresa Camelo e Helena Oliveira subiram uma posição e ocupam o 18.º lugar, ao fim de seis regatas.

Na classe Laser Radial em masculinos, o irlandês Seafra Guilfoyle, apesar de uma última regata menos conseguida, mantém-se como líder destacado, seguido pelo argentino Francisco Rigonat, que venceu as duas regatas do dia, e pelo brasileiro Martin Lowy. O português Santiago Sampaio, que foi 12.º na primeira regata e 14.º na segunda, subiu ao 20.º lugar da geral.

No setor feminino, a espanhola Martina Reino Cacho ultrapassou a norte-americana Haddon Hughes e a finlandesa Monika Mikkola subiu ao último lugar do pódio.

Em SL16, não houve alterações no topo da classificação, com a dupla francesa Flament/Dorange na frente, seguida da dupla espanhola Ferrando/Ferrando e da dupla brasileira Kim Vidal/António Lopes. Os portugueses Vasco Rocha e Salvador Taveira estão em 14.º.

Na classe 29er, os franceses Yrieix e Guillou mantêm-se como líderes, mas agora seguidos pelos neo-zelandeses Sumerville e Mchardie e dos norte-americanos Wilson e Gibbs. Os portugueses Francisco Maia e Rui Oliveira recuperaram um lugar e estão em 19.º.

Os velejadores da classe RS:X não chegaram a competir esta tarde, pelo que, ao fim de seis regatas, os três primeiros, Yael Paz (Israel), Mattia Camboni (Itália) e Radoslaw Furmanski (Polónia), mantiveram as suas posições. Em femininos, lideram Stefaniya Elfutina (Rússia), Shi Hongmei (China)) e Marta Maggetti (Itália). O representante português nas pranchas, Frederico Rodrigues, segue em 21.º lugar.

Na quinta-feira prosseguem as regatas, a partir das 13:00, que se prolongarão até sábado, último dia da competição.

JEC // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.