Talibãs reivindicam responsabilidade em ataque ao aeroporto de Cabul no Afeganistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cabul, 17 jul (Lusa) -- Os talibãs reivindicaram hoje a responsabilidade pelo ataque em curso esta manhã no aeroporto de Cabul, noticia a AFP.

"Vários dos nossos homens armados (...) lançaram um ataque contra o aeroporto internacional de Cabul", disse o porta-voz dos talibãs Zabiuhallah Mujahid, em comunicado enviado à AFP, ao indicar que "segundo informações preliminares, intensos confrontos prosseguiam" no terreno.

Explosões e trocas de tiros foram escutadas hoje no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, no âmbito de um ataque de rebeldes, constatou um fotógrafo da AFP.

O Ministério do Interior confirmou o ataque, informando que um grupo de rebeldes tomou um edifício em construção por volta das 04:30 (00:00 GMT) e abriu fogo com armas automáticas e lança-granadas.

Helicópteros da Força Internacional da NATO no Afeganistão (ISAF) e do exército afegão sobrevoavam a zona, enquanto colunas de fumo eram visíveis sobre o local do ataque.

Nenhuma vítima foi registada, de acordo com o Ministério do Interior.

Segundo um responsável afegão que prestou declarações sob anonimato, os voos estavam esta manhã cancelados e o aeroporto internacional está encerrado.

O ataque sobre o aeroporto situado a norte da capital afegã ocorre depois de na terça-feira ter sido registado um atentado suicida num mercado no leste do país, junto à fronteira paquistanesa, o qual causou pelo menos 40 mortos.

FV // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.