Rui Moreira acusa Governo de “centralismo” nas medidas de apoio à habitação

| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, em declarações aos jornalistas, fala em “total incoerência com o processo de descentralização que eu muitas vezes tenho criticado”, referiu o autarca apontando que o novo plano de medidas pode entrar em confronto com o Plano Diretor Municipal (PDM)de algumas autarquias, respetivamente à possibilidade de transformar o licenciamento de comércio e serviços em habitação.

“Por acaso o PDM do Porto permite isso, mas há PDMs que não permitem. Então agora o Governo vai-se sobrepor aos Planos Diretores Municipais aprovados democraticamente. Isto é objetivamente um caso de centralismo absoluto”, frisou Rui Moreira.

Rui Moreira referiu ainda que as novas medidas para a habitação relacionadas com o Alojamento Local são uma intromissão de competências que tinham sido transferidas para as autarquias em 2018.

“O Governo confiscou essa competência dizendo: não há mais Alojamento Local e o que há daqui a sete anos se calhar acaba”, referiu o presidente da autarquia.

Rui Moreira, em reação à entrevista da ministra da Habitação, Marina Sola Gonçalves, atirou ainda que as medidas que afetam o IMI são também um confisco às autarquias.

“Nas rendas antigas que não vão poder ser atualizadas que vai haver uma isenção total de IMI. Eu peço desculpa à senhora ministra, o IMI é uma receita municipal, não é uma receita da senhora ministra, portanto estamos a falar de um confisco fiscal”, referiu o edil.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).