Greve da Silopor ameaça abastecimento de bens essenciais

Greve da Silopor ameaça abastecimento de bens essenciais
| País
Porto Canal

Os profissionais do setor alimentar alertam para a possibilidade de rutura de bens essenciais devido à greve da empresa de descarga e armazenagem de granéis alimentares, Silopor. 

Os alertas chegam de organizações do comércio e da indústria alimentar.

De acordo com o Jornal de Notícias, o secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais (IACA), pede ao Governo que chegue a um consenso com os trabalhadores da empresa, para que a greve não se prolongue por muito mais tempo. Avisa ainda que há "barcos que deviam ser descarregados em três ou quatro dias, mas estão a levar mais tempo".

Já o Ministério da Agricultura garante que não há problemas nem falhas no abastecimento dos produtos, algo que é confirmado pelo responsável da IACA. No entanto, Jaime Piçarra diz que este é um cenário possível, caso a greve continue. 

Também o secretário-geral da Associação Nacional de Armazenistas, Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas, José Miguel Ascensão, admitiu ao JN que estão em causa "milhões de prejuízos gerados pelos navios que ficam à espera" e que, por isso, é melhor para o Governo responder às reivindicações dos trabalhadores da Silopor, como a atualização dos salários. 

As associações relembram que em causa pode estar "um novo aumento de preços e a rutura pontual do abastecimento", caso a greve se mantenha. 

A paralisação destes trabalhadores começou no início de fevereiro.

+ notícias: País

Governo autoriza IP a relançar concurso da segunda fase da alta velocidade

O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal a relançar o concurso de concessão do troço Oiã-Soure da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, assumindo encargos até 1,6 mil milhões de euros e mais 600 milhões para projetos, expropriações e fiscalização.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.