Greve da Silopor ameaça abastecimento de bens essenciais

Greve da Silopor ameaça abastecimento de bens essenciais
| País
Porto Canal

Os profissionais do setor alimentar alertam para a possibilidade de rutura de bens essenciais devido à greve da empresa de descarga e armazenagem de granéis alimentares, Silopor. 

Os alertas chegam de organizações do comércio e da indústria alimentar.

De acordo com o Jornal de Notícias, o secretário-geral da Associação Portuguesa dos Industriais dos Alimentos Compostos para Animais (IACA), pede ao Governo que chegue a um consenso com os trabalhadores da empresa, para que a greve não se prolongue por muito mais tempo. Avisa ainda que há "barcos que deviam ser descarregados em três ou quatro dias, mas estão a levar mais tempo".

Já o Ministério da Agricultura garante que não há problemas nem falhas no abastecimento dos produtos, algo que é confirmado pelo responsável da IACA. No entanto, Jaime Piçarra diz que este é um cenário possível, caso a greve continue. 

Também o secretário-geral da Associação Nacional de Armazenistas, Comerciantes e Importadores de Cereais e Oleaginosas, José Miguel Ascensão, admitiu ao JN que estão em causa "milhões de prejuízos gerados pelos navios que ficam à espera" e que, por isso, é melhor para o Governo responder às reivindicações dos trabalhadores da Silopor, como a atualização dos salários. 

As associações relembram que em causa pode estar "um novo aumento de preços e a rutura pontual do abastecimento", caso a greve se mantenha. 

A paralisação destes trabalhadores começou no início de fevereiro.

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.