Serviços mínimos do INEM não estão a ser cumpridos em dia de protesto

Serviços mínimos do INEM não estão a ser cumpridos em dia de protesto
DR
| País
Porto Canal/Agências

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) revelou esta manhã que há ambulâncias de emergência médica paradas em diversas regiões do país por causa do dia nacional de protesto, promovido pela CGTP.

Segundo o presidente do STEPH, Rui Lázaro, a paragem das ambulâncias decorre do facto de o INEM não ter indicado "os trabalhadores que deveriam cumprir os serviços mínimos" durante esta quinta-feira, marcado por greves e manifestações em vários pontos do país.

"O acordo coletivo de trabalho diz quais os serviços que devem estar a funcionar, mas não quais os trabalhadores que devem cumprir os serviços mínimos. Isso deverá ser feito ou pelo sindicato [o que não aconteceu] ou pela entidade patronal", explicou o sindicalista.

Rui Lázaro acrescenta que "o sindicato não indicou e, como o INEM se esqueceu, há ambulâncias paradas" em Viana do Castelo, no Grande Porto, na Grande Lisboa e no Algarve, de acordo o STEPH, unidades que "fazem toda parte dos serviços mínimos".

Para o sindicato, esta situação cria "constrangimentos no socorro à população". É já a terceira vez que acontece no espaço de um ano.

A agência Lusa contactou o INEM para obter uma posição sobre esta matéria, mas até ao momento não recebeu resposta.

A CGTP realiza esta quinta-feira um dia nacional de protesto, com greves e manifestações em vários pontos do país, pelo aumento dos salários e das pensões, contra a subida do custo de vida e para reivindicar emprego com direitos.

Estão previstas manifestações em várias cidades do país, entre elas, Lisboa, Porto, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Setúbal, Santarém, Portalegre, Viseu, Vila Real e Funchal.

+ notícias: País

Meteoro ilumina o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

As imagens do meteoro que pintou o céu na noite deste sábado

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50.

Buscas por “possível queda de meteorito” em Castro Daire encontram-se suspensas

A Proteção Civil desmobilizou os meios de socorro da zona de Castro Daire, distrito de Viseu, onde houve relatos de uma "possível queda de meteorito", disse esta madrugada à Lusa fonte da organização, admitindo novas buscas de manhã.