Porto. Fonte dos Leões renasce depois de intervenção profunda

Porto. Fonte dos Leões renasce depois de intervenção profunda
Miguel Nogueira/CM Porto
| Porto
Porto Canal

A Fonte dos Leões, no Porto, renasceu depois de uma profunda intervenção. Segundo comunicado da Câmara Municipal do Porto, a “emblemática fonte portuense” dispões “de novos sistemas ao nível hídrico e energético que promovem a sustentabilidade, reduzem perdas de água e apostam em iluminação de baixo consumo”.

Além disso, a intervenção trouxe também “um novo sistema de sensorização e monotorização, tornando-a mais eficiente, quer em termos hídricos, quer em termos de iluminação”, pode ler-se no comunicado.

O regresso de uma fonte “mais sustentável e dotada de tecnologia que lhe proporciona uma maior eficiência no consumo de água e energia” representou um investimento, segundo comunicado da autarquia, de cerca de 27 mil euros.

A empresa municipal responsável pela intervenção, Águas e Energia do Porto, “fez uma reabilitação total da fonte, corrigindo e retificando estrutura da fonte centenária”.

“Toda a componente estética foi reabilitada, desde o imponente fuste, decorado com a postura dos quatro leões que a constituem e dos dois pratos que completam a sua altura, até ao trabalho de estereotomia do tanque que recolhe as águas. Nos elementos metálicos, foram retirados e reparados todos os pontos de corrosão e aplicada uma pintura com componentes próprios para aumentar a durabilidade do ferro, metal de origem da fonte. Também no tanque, além do tratamento de colmatação de fissuração e de elementos de argamassa partidos, foi aplicado um novo sistema de impermeabilização, adequado à exposição das condições climatéricas do local”, explicou a Câmara Municipal do Porto.

Ainda assim, foi “substituído o sistema de comando e controlo, colocados vários sensores de nível (controlo caudal, monitorização de avaria de bombagem, avaria na iluminação e doseadores automáticos de desinfeção da água), que introduzem novas funcionalidades de gestão e vigilância remota”. No comunicado, a autarquia acrescenta ainda que foram implementados novos sistemas de iluminação multicolor, “recorrendo a tecnologia LED de baixo consumo”, ou seja, o sistema pode “apenas ser ativado nos períodos noturnos, permitindo uma poupança energética num dos fatores de maior consumo do equipamento, e potenciando beleza do monumento também durante a noite”.

Esta intervenção profunda na Fonte dos Leões advém da “preocupação com a poupança de água na cidade do Porto”. 

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.