Dembelé no comando

Dembelé no comando
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto recebe este domingo, às 18 horas, o Vizela, em jogo a contar para a jornada 19 da Liga Portuguesa. Após a expulsão de Sérgio Conceição e Vitor Bruno frente ao Marítimo, nos Barreiros, os Dragões serão orientados, no banco, por Siramana Dembelé.

A estreia tinha já ocorrido na passada quarta-feira, quando Sérgio Conceição foi expulso aos 39 minutos, apenas 8 minutos depois de Vitor Bruno ter sido ele próprio também expulso por Fábio Veríssimo. Foi só após Dembelé assumir os comandos da equipa na Madeira que os Dragões conquistaram a vitória frente aos insultares por 2-0.

46 anos, natural de Paris, França, e com dupla nacionalidade costamarfinense, Siramana Dembelé estreia-se este domingo na ficha de jogo do FC Porto como treinador do FC Porto.

Siramana Dembelé caminha lado a lado com Sérgio Conceição ainda desde os tempos de jogador. Foi no Standard Liège, em 2005/2006, que ambos se cruzaram na mesma equipa pela primeira vez. O médio franco-costamarfinense acabava de regressar de uma curta experiência em Portugal, onde realizou apenas 17 jogos e representou o Vitória de Setúbal por apenas meia época. Depois de 2006, Dembelé e Sérgio Conceição ainda se separaram no término da carreira enquanto futebolistas: Sérgio pendurou as chuteiras em novembro de 2009, no PAOK da Grécia, onde passou imediatamente a diretor do clube para o futebol; Dembelé ainda foi até Israel, onde chegou a ser inscrito pelo Maccabi Petah Tikva. A partir daí, o caminho foi inseparável.

Em 2010/2011, Sérgio Conceição regressava a Liège para assumir o lugar de treinador-adjunto de Dominique D’Onofrio, ao lado de Dembelé. O convite para treinador principal do Olhanense chegava na época seguinte. Consigo, Sérgio Conceição levou para Dembelé e aos dois juntou-se Vitor Bruno, à data treinador-adjunto do Leixões. Seguiram-se Académica, Braga, Vitória, Nantes e, finalmente, FC Porto. Um percurso percorrido em conjunto que culminou em nove títulos conquistados até ao momento, todos pelos Dragões: três Campeonatos, duas Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.

Embora não tenha assento no banco de suplentes na maioria dos jogos e se posicione no ‘backstage’ da equipa técnica, onde uma equipa de analistas e observadores fazem o interface entre o laboratório do Olival e o jogo, Dembelé é uma figura amplamente reconhecida e querida no universo azul e branco.

Esta noite estreia-se frente ao Vizela no Estádio do Dragão.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.