Cidade de Vila Real homenageia quem cria emprego

| País
Porto Canal / Agências

Vila Real, 15 jul (Lusa) -- A Câmara de Vila Real comemora no domingo o 89.º aniversário de elevação a cidade homenageando personalidades e empresas, com destaque para as que criam emprego, como o Grupo Kathrein, que emprega 220 pessoas no concelho.

"Marcaram pela positiva, quer a nível individual quer a título coletivo, a nossa vida comum", afirmou hoje o presidente do município, Rui Santos.

As comemorações arrancam na sexta-feira, mas o ponto alto deste 89.º aniversário decorre no domingo, com a cerimónia de atribuição de 11 medalhas de mérito municipal.

O executivo municipal decidiu, por unanimidade, atribuir a medalha de ouro ao alemão Anton Katherin (a título póstumo) por ter escolhido Vila Real para investir, adquirindo uma fábrica onde se produzem componentes para automóvel, nomeadamente antenas.

O grupo alemão possui 6.500 trabalhadores nas várias fábricas espalhadas pelo mundo e, na cidade transmontana, emprega cerca de 220 pessoas.

Segundo Rui Santos, recentemente foram investidos dois milhões de euros numa nova linha de montagem, em Vila Real, de onde esperam exportar 35 milhões de euros nos próximos dois anos.

O autarca estima que a empresa possa também chegar aos 360 trabalhadores nos próximos tempos.

"Acarinhando o seu fundador, a pessoa que decidiu investir em Vila Real, queremos homenagear todos aqueles que lá trabalham e queremos ser parceiros na criação de emprego no concelho de Vila Real", salientou.

Com a medalha de ouro vão ser ainda homenageados os médicos Eufémia Ribeiro (titulo póstumo) e Mário Montes, bem como o antigo secretário de Estado e dirigente do PS, Ascenso Simões.

A medalha de prata vai ser atribuída à Padaria Serrana, criada há 50 anos e que, de acordo com Rui Santos, dá também emprego a muita gente, ainda à Casa Cardoso, um "ícone da gastronomia local", conhecida pelas francesinhas, e a Farmácia Chaves Ferreira, que se mantém em atividade há mais de 70 anos.

No ano em que comemora o 25.º aniversário, a Associação de Basquetebol de Vila Real também é homenageada, tal como António Costa Paulo, o antigo piloto e sócio número um do Clube Automóvel de Vila Real, e ainda os professores Eduardo Paiva Rodrigues e José Costa Rodrigues.

O município vai ainda atribuir diplomas aos funcionários mais antigos.

O programa das comemorações inclui um desfile de grupos de bombos, um despique de bandas de música, a inauguração da exposição "Augusto, Imperador" e os espetáculos "Recanto", "Beltaine" e um concerto pela Orquestra do Norte.

PLI // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.