JMJ: Mais de 10 mil voluntários e mais de 400 mil jovens de 183 países interessados

JMJ: Mais de 10 mil voluntários e mais de 400 mil jovens de 183 países interessados
| País
Porto Canal/Agências

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), marcada para agosto em Lisboa, já tem mais de 10 mil voluntários inscritos e mais de 400 mil jovens do mundo inteiro manifestaram interesse em participar.

Os números mais recentes foram avançados esta noite por Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, coordenador da Igreja Católica para a JMJ, que em entrevista ao programa “Grande Entrevista” da RTP3 explicou que dos 400 mil jovens 20 mil já pagaram a inscrição, e que já estão inscritos jovens de 183 nacionalidades.

Américo Aguiar, presidente da Fundação da JMJ, disse na entrevista, como de resto o Papa Francisco tem dito, que a JMJ é um evento para todo os jovens e religiões (ou sem religião) pelo que estão a ser preparados eventos nomeadamente sobre diálogo religioso, e disse que vão ser montados mais de 50 palcos em vários locais de Lisboa.

Sobre a visita do Papa Francisco, que vem a Lisboa participar na JMJ, Américo Aguiar explicou na entrevista que a chegada do Papa ainda não está “fechada”.

Certo é que o Papa participa na missa do dia 06 no Parque Tejo e depois encontra-se com os voluntários no Passeio Marítimo de Algés. “Calculamos que os voluntários sejam de 20 a 30 mil”, disse.

No dia anterior, dia 05, participa também na vigília no Parque Tejo, onde os jovens vão dormir, e na sexta-feira, dia 04, também deverá estar na “Via Sacra”, que deverá acontecer no Parque Eduardo VII, onde é recebido na quinta-feira, dia 03 de agosto.

O Papa Francisco deverá chegar na quarta-feira, mas segundo o responsável poderá chegar antes. Francisco já disse que quer ir a Fátima, cujo programa “não está fechado”.

“Ele vai ter a sua agenda” que “só vamos saber mais em cima”, afirmou. Questionado sobre se terá encontro com vítimas de abuso sexual disse: “não foi feita referência mas acredito que sim”.

Américo Aguiar disse que os jovens, que podem ser mais de um milhão, vão ficar alojados junto de famílias (que se podem inscrever para receber os jovens por exemplo nas paróquias ou na página da JMJ) mas também em locais coletivos, como pavilhões desportivos, escolas ou instalações militares.

Questionado também se as polémicas relacionadas com os custos elevados da iniciativa não estariam a afastar a sociedade do evento o bispo disse que sim, e acrescentou que entende esse afastamento, mas pediu que lhe deem “o benefício da dúvida”

A iniciativa tem um custo de pelo menos 155 milhões de euros, segundo as estimativas mais recentes da Igreja Católica, do Governo e dos municípios de Lisboa e Loures.

+ notícias: País

Mais de 200.000 eleitores podem já votar este domingo 

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, é um dos mais de 200 mil eleitores que se inscreveram para o voto antecipado, este domingo, uma semana antes do dia das legislativas.

Segundo satélite português lançado para o espaço esta segunda-feira

O segundo satélite português vai ser lançado para o espaço na segunda-feira, a partir dos Estados Unidos, para observar os oceanos durante três anos.

Marcelo vota antecipadamente e pede que se pondere voto eletrónico

O Presidente da República apelou aos portugueses para que votem este domingo e no dia 10, evitando a tendência de aumento de abstenção que se verifica noutros países, e pediu que se ponderasse sobre o voto eletrónico.