FC Porto B: De volta às vitórias no arranque da segunda volta

FC Porto B: De volta às vitórias no arranque da segunda volta
| Desporto
Porto Canal

O arranque da segunda volta decorreu como desejado para o FC Porto B no campeonato. Os pupilos de António Folha venceram na Covilhã por 2-1 e regressaram aos triunfos após três jogos sem somar três pontos. Abraham Marcus e João Mendes marcaram os golos dos azuis e brancos na partida.

Favorito no papel perante o último classificado da segunda liga, o FC Porto B procurou dominar o encontro desde início e visar a baliza de Bruno Bolas, mas foi o Covilhã que, aos 12 minutos, obrigou Roko Runje a uma defesa atenta. Com mais volume ofensivo, os azuis e brancos chegaram mesmo à vantagem à passagem da meia-hora: numa saída rápida, Sidnei Tavares desmarcou Wendel Silva na profundidade e o avançado, descaído para a esquerda, encontrou Abraham Marcus isolado ao segundo poste. Em resposta ao cruzamento, o nigeriano só teve de encostar e festejar (1-0).

A equipa da casa lançou-se naturalmente a procura do empate e, dez minutos depois, na sequência de um canto, até colocou o esférico na baliza portista, mas Jaime estava em fora de jogo. Legal foi o segundo golo azul e branco, que chegou ao cair do pano da primeira parte por intermédio de João Mendes (45m+2). Abraham Marcus cruzou à direita para a entrada da área e a bola chegou ao defesa esquerdo que disferiu um autêntico tiro cruzado que não deu hipótese ao guardião adversário (2-0). Os portistas saíam assim com uma vantagem confortável para os balneários.

No regresso para a etapa complementar, os anfitriões entraram a todo o gás e empurraram o FC Porto B para trás à procura de reduzir a diferença no placar. Aos 62 minutos, conseguiram mesmo chegar ao golo através de um cabeceamento de Kukula, que saltou mais alto que Roko Runje na sequência de um livre lateral batido por Gilberto.

Até final, o Covilhã tomou conta da iniciativa do jogo, mas os da Invicta souberam travar as intenções caseiras e conseguiram somar os primeiros três pontos da segunda volta do campeonato. O FC Porto B mantém-se no sexto lugar da tabela classificativa, mas agora com 27 pontos.

“Faltou jogar o nosso jogo e não o fizemos. Na primeira parte fizemos o nosso jogo, dominámos e marcámos dois golos, não permitimos que o adversário nos criasse perigo. O jogo tem 90 minutos e os jogadores têm de perceber que têm de replicar o que fizeram e muito bem na primeira parte. Acreditamos que com bola estamos sempre mais perto de fazer golos e na primeira parte fizemo-lo de acordo com o que eu gosto. Na segunda parte não e os jogadores do FC Porto têm de ter a capacidade de ter bola em qualquer situação, ficámos estáticos. Não sei que jogo é esse, não é o que treinamos e quero que joguem o que treinamos e fizemos na primeira parte”, afirmou António Folha no final do encontro.

Na 19.ª jornada da segunda liga, o FC Porto B recebe a B SAD no Olival (sábado, 15h30, Porto Canal/FC Porto TV).

FICHA DE JOGO

COVILHÃ-FC PORTO B, 1-2
Liga Portugal 2, 18.ª jornada
29 de janeiro de 2023
Estádio José Santos Pinto, na Covilhã

Árbitro: Hugo Silva
Assistentes: Diogo Pereira e Pedro Sousa
Quarto árbitro: Fábio Monteiro

COVILHÃ: Bruno Bolas; Diogo Rodrigues, Lucão, Jaime, Ângelo, Shinga, Sena, Gilberto (cap.), Lucho, Fatai e Kukula
Substituições: Sena por Zé Tiago (45m), Jaime por Nuno Rodrigues (45m), Gilberto por Aponza (78m), Diogo Rodrigues por Traquina (90m+1), Shinga por Gildo (90m+1)
Não utilizados: Igor Araújo, Adams, Jorginho e Cornélio
Treinador: Domingos da Costa

FC PORTO B: Roko Runje; Rodrigo Pinheiro, João Marcelo, Zé Pedro, João Mendes, Rodrigo Fernandes, Sidnei Tavares, Vasco Sousa, Abraham Marcus, Silvestre Varela (cap.) e Wendel Silva
Substituições: Vasco Sousa por Rui Monteiro (67m), Abraham Marcus por Umaro Candé (67m), Silvestre Varela por Levi Faustino (78m), Sidnei Tavares por David Vinhas (87m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Romain Correia, Giorgi Abuashvili, Jorge Meireles e Luís Mota
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Abraham Marcus (30m), João Mendes (45m+2), Kukula (62m)
Disciplina: cartão amarelo a Lucão (45m+3), Silvestre Varela (61m), Zé Tiago (76m), Roko Runje (82m) e a Rodrigo Fernandes (90m+5) e cartão vermelho a Ivan Cardoso (90m+4)

 

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

FC Porto (Voleibol): O grito audaz das tricampeãs. Crónica de jogo

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-2), no Dragão Arena, e volta assim a estar em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão (2-1), disputada à melhor de cinco.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.