FC Porto: Rei Dragão tomou conta do Castelo. Crónica de jogo

FC Porto: Rei Dragão tomou conta do Castelo. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

O FC Porto bateu neste sábado o Vitória de Guimarães (1-0), no Estádio D. Afonso Henriques, em jogo a contar para a 17.ª jornada da Liga, a última da primeira volta. João Mário (45m+2) apontou o único golo dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, com 39 pontos, menos cinco do que o líder Benfica.

Com Pepe e Eustaquio de regresso às opções iniciais de Sérgio Conceição, o FC Porto entrou de forma autoritária no encontro e assumiu desde cedo as despesas do mesmo, mas foi difícil escalar a muralha vitoriana que se ergueu à frente de Bruno Varela. Numa das várias investidas portistas, Wendell ficou a centímetros de provocar um autogolo após um cruzamento de João Mário (19m), naquela que foi a primeira grande oportunidade do jogo. À passagem da meia-hora, um lance bem trabalhado pelos Dragões terminou com Galeno a rematar ao lado.

Sempre por cima no jogo, o FC Porto só não capitalizou esse ascendente porque Mehdi Taremi, servido superiormente por Diogo Costa, falhou o remate à saída do guarda-redes vimaranense (33m). Do outro lado, na única vez em que o Vitória de Guimarães chegou com perigo à baliza portista, Mikel Villanueva viu a bola cair-lhe miraculosamente nos pés e errou o alvo por pouco (37m). Quando o nulo ao intervalo parecia uma inevitabilidade, eis que surgiu o momento de génio de João Mário: Otávio amorteceu a bola aliviada para a entrada da área, o lateral tirou Afonso Freitas do caminho e rematou sem hipóteses para Bruno Varela, assinando com muita categoria o 1-0 com que a partida foi para o descanso (45m+2).

Em abono da verdade, a etapa complementar não teve tantos motivos de interesse como a inicial, mas o FC Porto manteve o ascendente e nunca consentiu grandes veleidades ao ataque do Vitória de Guimarães. Sem surpresa, os lances dignos de registo nos segundos 45 minutos pertenceram aos campeões nacionais, que viram Mehdi Taremi falhar o 2-0 por pouco na sequência de um contra-ataque lançado por Diogo Costa (62m). Pepê também esteve muito perto de aumentar a vantagem azul e branca, mas faltou a cereja no topo do bolo confecionado pelo brasileiro na área vimaranense (72m). Apesar de ter ficado a dever a si próprio um triunfo mais tranquilo, o FC Porto fez o que lhe competia: conquistou os três pontos.

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já estão disponíveis os bilhetes para o jogo com o Midtjylland

Já estão disponíveis os bilhetes para o duelo entre o FC Porto e o Midtjylland, marcado para as 20h00 do dia 12 de dezembro, uma quinta-feira, no Estádio do Dragão (Sport TV5).

FC Porto (Andebol): Grupos fechados com chave de ouro. Crónica de jogo

A equipa de andebol do FC Porto recebeu e venceu o Valur, por 37-29, na sexta e derradeira ronda da fase de grupos da Liga Europeia. Já com o apuramento para a main round garantido, os portistas corrigiram o empate de há um mês na Islândia, diante deste mesmo adversário, e terminaram o Grupo F com sete pontos, menos três do que o Melsungen e mais dois do que o Vardar.

Magnus Andersson: “Apresentámos uma equipa jovem e fizemos um bom jogo”

O FC Porto encerrou a fase de grupos da Liga Europeia de andebol com um triunfo categórico diante do Valur (37-29). No rescaldo da sexta jornada do Grupo F, Magnus Andersson mostrou-se “desapontado com a primeira parte”, mas satisfeito com a resposta na segunda, durante a qual os atletas “lutaram e estiveram muito melhor”. “Pude descansar alguns jogadores, nomeadamente o Diogo Oliveira e o Pedro Valdés, e esperemos estar na máxima força no próximo jogo”, declarou o técnico “ansioso” pelas viagens à Sérvia e à Alemanha na fase seguinte da competição.