IL “não está numa coligação” com Rui Moreira, está a “apoiar o movimento”, diz Ricardo Gouveia
Porto Canal
O presidente da concelhia da Iniciativa Liberal (IL) reforçou, este sábado, o compromisso do partido com o Movimento "Aqui há Porto!". Ainda assim, Ricardo Gouveia diz que a IL “não está numa coligação” com Rui Moreira, está a “apoiar o movimento”, e enquanto "terceira força política do concelho", "não fecha nenhum caminho possível" de como se apresentar nas eleições autárquicas, em 2025, não excluindo uma candidatura própria à autarquia da Invicta.
"A IL, neste caso, o núcleo do Porto, FL, age aos compromissos que assumiu. Nós assumimos estar a apoiar o Movimento de Rui Moreira, o Movimento Aqui Há Porto, personalizado pela figura de Rui Moreira e estamos de pedra e cal a fazer esse trabalho", coeçou por dizer o dirigente, em entrevista exclusiva ao Porto Canal, durante a VII Convenção da IL, que decorre no Centro de Congressos de Lisboa até domingo.
Contudo, Ricardo Gouveia reiterou o que já havia defendido em novembro, afirmando que o partido não quer ser uma mera “figura decorativa", e enquanto terceira força política do concelho do Porto, "deve ser tratada como tal e irá sempre ter essa atitude perante a cidade, porque temos legitimidade para isso". Assim, apesar do compromisso estabelecido com os Independentes, o presidente da concelhia da Iniciativa Liberal realça que "não estamos numa coligação, estamos a apoiar o Movimento, e isso não nos impedirá de apresentarmos as nossas propostas".
Todos os cenários em cima da mesa na corrida à Câmara do Porto
Por isso mesmo, Ricardo Gouveia salienta que o Grupo de Coordenação Local não irá "fechar nenhum caminho possível de como nos poderemos apresentar em 2025. Equacionar um candidato próprio, obviamente está em cima da mesa. Qualquer tipo de coligação está em cima da mesa, nesta fase tudo está em cima da mesa", sublinhou.
Questionado sobre a continuidade política do Movimento "Aqui há Porto!" sem Rui Moreira, o dirigente diz que “são questões de foro interno do Movimento. Obviamente, que se houver alguma alteração à estrutura atual, nomeadamente, a quem encabeça o Movimento iremos tirar as nossas elações, mas como disse temos um compromisso e iremos honrá-lo".
Tiago Mayan, um nome a ter em conta numa possível candidatura própria
À semelhança do que fez Pedro Schuller momentos antes, também em exclusivo para o Porto Canal, admitindo uma possível candidatura própria da IL à autarquia portuense em 2025, algo inédito até então, Ricardo Gouveia não exclui, igualmente, essa hipótese, tendo em Tiago Mayan "uma figura de capital político muito importante".
"Eu estarei como membro da Iniciativa Liberal sempre com uma dívida para com o Tiago Mayan, relativamente à coragem que teve de avançar para as presidenciais. Sendo, claramente, um capital humano do partido, obviamente, é um dos nomes que pode estar em cima da mesa. Agora, isso é uma pergunta que terá de ser feita ao Tiago na altura", conocluiu.