STCP deixa sistema com 20 anos para trás e controla operação em tempo real

STCP deixa sistema com 20 anos para trás e controla operação em tempo real
Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

É um painel com cerca de dois metros pelo qual as equipas podem ver o mapa da rede da STCP e acompanhar onde está cada autocarro. O sistema tem uma exatidão “ao pormenor”, com a informação atualizada a cada dez segundos. Deixando para trás equipamentos com mais de 20 anos, a empresa adquiriu um novo Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e um videowall. Em termos práticos, a gestão da rede passa a ser mais eficaz, tal como a resolução de problemas.

 
 
 
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No centro de controlo da STCP, na Torre das Antas, a empresa deu um passo na modernização da sua operação com a implementação de um novo Sistema de Apoio à Exploração (SAEI) e a instalação de um videowall no Centro de Controlo.

O sistema substitui uma infraestrutura com mais de 20 anos e o investimento rondou os 14 mil euros.

Paulo Amaral, diretor de operações da STCP, explicou a importância do investimento: “Com o novo sistema, conseguimos um mapeamento em tempo real de toda a área de atuação da STCP, que abrange o Grande Porto, incluindo cidades como Gaia, Matosinhos e Maia. Isso permitirá uma gestão mais eficaz e uma melhor análise de dados, o que vai ajudar na tomada de decisões mais rápidas e fundamentadas, como a regulação dos horários e a resolução de incidentes no terreno.”

O sistema também traz inovações significativas no que toca ao apoio aos motoristas, com maior exatidão e contacto com quem opera no terreno. Em termos práticos, o diretor de operações detalhou: “Se um autocarro avariar, o motorista pode comunicar diretamente com a chefia através do sistema, que avalia a situação e, se necessário, contactar as autoridades de emergência. Esta comunicação em tempo real permite uma gestão mais eficiente e uma resposta mais rápida, minimizando o impacto nas operações.”

Além disso, o novo sistema está integrado com a tecnologia de displays embarcados nos autocarros, proporcionando uma interface mais ágil e prática para os motoristas, que agora têm acesso a mais informações do que no sistema anterior. “Este upgrade também inclui a possibilidade de tomar decisões mais fundamentadas com o apoio de dados em tempo real, o que facilita a tarefa dos nossos operadores e melhora a experiência do cliente”, afirmou Paulo Amaral.

Rui Pedro Vieira, coordenador técnico da STCP, também sublinhou os benefícios do novo sistema para a operação diária: “O centro de controlo funciona das 6h00 às 2h00, fazendo a gestão em tempo real da rede. Temos uma visualização precisa da localização das viaturas, o que nos permite agir rapidamente em caso de incidentes ou interrupções, minimizando o impacto para os passageiros.”

“Um autocarro comunica com a central de minuto a minuto. Outra coisa é comunicar de dez em dez segundos. Por exemplo, olhando para o mapa, o autocarro, com a certeza que está ali, pode estar mais um metro à frente ou atrás, mas quase de certeza que está no sítio que nos aparece na aplicação automática”.

Introdução da inteligência artificial

“O sistema já conta com alguma inteligência artificial”, avançou Paulo Amaral, acrescentando que, no futuro, esta poderá ajudar “a tomar decisões mais informadas e eficientes”.

Por exemplo, se um motorista tiver que fazer a viagem num melhor horário, pode haver aqui não só já uma intervenção humana das chefias, bem como conseguirmos que essa informação seja gerada pelo sistema”, exemplificou o diretor de operações, garantindo que a tomada de decisão nunca poderá ser automática, tendo de haver uma aprovação humana.

 

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