Gelo e neve nas estradas leva a suspensão de aulas em Montalegre

CM Montalegre
| Norte
Porto Canal / Agências

Os transportes escolares e as atividades letivas estão suspensas esta quarta-feira em Montalegre devido à queda de neve, deixando em casa cerca de 600 alunos, disse a Proteção Civil e o agrupamento de escolas.

O Agrupamento de Escolas Doutor Bento da Cruz, em Montalegre, avisou a comunidade educativa que hoje não haverá atividades letivas nas escolas do agrupamento e a Proteção Civil Municipal disse também que não se realizará o transporte escolar.

Assim, por causa da neve acumulada na maioria das vias do concelho desde o final da tarde de terça-feira e a formação de gelo devido às baixas temperaturas, não se realizam os transportes para a escola secundária Doutor Bento da Cruz, a escola secundária do Baixo Barroso e escolas Básicas de Montalegre, Salto e Cabril, bem como para a Cooperativa de Educação, Reabilitação, Capacitação e Inclusão (CACI) Montalegre.

“A evolução do estado do tempo está a ser acompanhada em permanência, sendo que as corporações de bombeiros do concelho (Montalegre e Salto), bem como as equipas camarárias, estão no terreno para o mais rapidamente possível, repor as condições de segurança para a normal circulação nas vias, assegurando a mobilidade de todos”, afirmou, em comunicado, a Proteção Civil Municipal de Montalegre.

Durante a noite houve equipas em prevenção no concelho e as operações de limpeza das estradas e de colocação de sal foram reforçadas a partir das 06:30.

“Continuou a nevar durante a noite. Neste momento temos tudo na rua a limpar as principais artérias, sendo que temos algumas estradas condicionadas”, afirmou hoje o comandante interino de Montalegre, Miguel Monteiro.

Espalhados pelo terreno, a corporação tem 12 operacionais e seis veículos.

O município vizinho de Boticas já tinha anunciado na noite passada que o transportes escolar não se iria realizar na manhã de hoje para o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, também devido à neve e ao gelo.

Também em comunicado a Proteção Civil Municipal de Boticas disse estar a “acompanhar em permanência a evolução das condições atmosféricas adversas, procurando o mais rapidamente possível repor a normalidade da circulação nas estradas e garantir segurança e mobilidade dos seus munícipes”.

Neste distrito há ainda registo de queda de neve em Chaves, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Murça e Valpaços, bem como nas serras do Alvão e do Marão, em Vila Real.

Segundo a GNR de Vila Real esta manhã está cortada a Estrada Municipal 1.334 por Lamas de Olo, serra do Alvão (Vila Real – Mondim de Basto), enquanto a Estrada Nacional (EN) 304 foi reaberta, mas a Guarda aconselha “muita precaução” devido ao gelo nesta via que liga Vila Real a Mondim de Basto.

Foi ainda reaberto ao trânsito o Itinerário Principal 4 (IP4) pelas 06:00, depois de ter estado cortado durante toda a madrugada na zona do Alto de Espinho, serra do Marão,

+ notícias: Norte

Chuva cumpre ditado de abril e regressa já esta quarta-feira ao Norte do país

Depois do sol e o aquecimento das temperaturas terem convidado todos a sair de casa e ter levado um gosto do clima de verão aos vários cantos do Norte do país, o mês de abril arranca de forma diferente. Para fazer jus ao ditado “abril águas mil”, perspetiva-se um regresso da chuva para os próximos dias, de acordo com a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Unir publica novos horários para Gaia e Espinho três meses após alteração pelo operador

A Unir publicou novos horários do lote de Vila Nova de Gaia e Espinho válidos a partir desta terça-feira, cerca de três meses depois de o operador ter feito alterações ao serviço autonomamente, segundo um comunicado.

Mais de 50 mil famílias do Alto Minho com fibra ótica até final de junho

Mais de 50 mil famílias de Monção, Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, no distrito de Viana do Castelo, vão poder aceder, até final de junho, a serviços de telecomunicações de última geração, foi esta terça-feira divulgado.