Previsão de neve na região do Porto. Evento não acontece desde 2010

Previsão de neve na região do Porto. Evento não acontece desde 2010
| Norte
Porto Canal

As previsões meteorológicas indicam que pode nevar em algumas regiões da Área Metropolitana do Porto na noite de 17 e madrugada de dia 18 de janeiro. A ocorrência de neve é mais provável a cotas de 500 metros, no extremo Norte. Zonas como a Serra da Freita, em Arouca, Baião e Marco de Canaveses podem assistir ao primeiro nevão do ano.

Mário Marques, climatologista e especialista em risco naturais, explica que a situação é “normal e é um bom sinal em termos agrometeorológicos". Janeiro é tradicionalmente o mês mais frio do ano, para a Península Ibérica, e 2023 não foge à regra. Para esta terça e quarta-feira, dia 17 e 18 de janeiro, são esperadas temperaturas negativas que podem atingir os -3, -4 graus celsius. “Todas as áreas à volta do Porto poderão ver a nevar na noite de dia 17 e na madrugada de dia 18. O evento meteorológico traz humidade e alguma precipitação que pode atingir todos os distritos a norte do Douro e alguns do centro. As cotas de neve poderão baixar dos 800 para os 600 metros, o que já não acontecia desde 2010”, explica Mário Marques.

O climatologista recorda que em janeiro de 2010 foi o último inverno onde se viu nevar no Porto e refere alguns conselhos à população. “O Porto habituou-se a temperaturas muito amenas nos últimos invernos, sobretudo nos últimos 30 a 40 dias. Os cuidados a ter deverão ser ao nível do vestuário. As pessoas devem resguardar as áreas das orelhas, do rosto, de todas as extremidades do corpo.

Quanto ao evento meteorológico, Mário Marques refere que é habitual e um bom indicativo. “Janeiro quer-se frio porque é um inseticida natural. As geadas são benéficas nesta altura porque são nos primeiros 5 cm da camada do solo onde se refugiam fungos que são eliminados com a geada”, explica.

O tempo frio irá manter-se até à próxima quinta-feira, altura em que as temperaturas irão começar a subir gradualmente,

+ notícias: Norte

Ponte móvel de Leixões, a quarta maior do mundo, vai encerrar para obras

A APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo publicou em Diário da República, esta quinta-feira, um concurso público para a modernização da Ponte móvel de Leixões. O prazo de execução é de 425 dias, o correspondente a 14 meses.

Vereador de Matosinhos acusa autarquia de "inação" na monitorização das águas e areias das praias

O vereador independente da Câmara de Matosinhos António Parada requereu esta quinta-feira com urgência a monitorização da qualidade das águas e areias das praias do concelho, já a presidente relembrou que a autarquia faz análises regulares há quatro anos.

Avô e netos resgatados esta madrugada em naufrágio ao largo de Vila Nova de Gaia

Uma embarcação de pesca naufragou na madrugada desta sexta-feira, ao largo de Vila Nova de Gaia, avança o jornal “Correio da Manhã”. Os três tripulantes, avô e dois netos, foram resgatados pela Estação Salva-Vidas de Leixões.