Murais do café Embaixador vão ser preservados
Porto Canal
Depois do encerramento do café Embaixador, um espaço histórico na baixa do Porto, os vereadores do partido socialista do Porto propuseram uma reunião para discutir a preservação dos murais. A questão foi aprovada po unanimidade esta segunda-feira de manhã.
Os vereadores mostraram-se preocupados com a “previsível transformação” do espaço que acolhia o café Embaixador. Em comunicado, o partido explicou que o mural do artista portuense Martins da Costa corresponde a “um distintivo património cultural que, sendo do café Embaixador, é na realidade de toda a cidade".
Foi por isso mesmo que os socialistas propuseram uma reunião à Câmara Municipal do Porto, para que fossem discutidas soluções para este e outros murais da cidade.
Na proposta, o PS propunha a preservação do local onde se encontra o mural de Martins da Costa e pedia ainda a discussão de outros painéis como os situados no café Garça Real e no antigo café Rialto, que se encontra atualmente entaipado.
A proposta foi aprovada na reunião desta segunda-feira, por unanimidade.
Ao Porto Canal, o vereador do partido socialista, Tiago Barbosa Ribeiro, explicou que a forma como os murais vão ser preservados "é uma questão que ainda terá de ser avaliada e decidida", mas ressalvou que tanto o PS como o Executivo, não fecham a porta a duas soluções: "ou os murais ficam no local onde estão ou são retirados e colocados noutras zonas da cidade para serem observados".
O café Embaixador, com já 65 anos de história, fechou portas no final de 2022. O espaço emblemático e histórico da cidade do Porto encerrou depois de uma ação de despejo por parte do senhorio.