Problema da habitação no Porto vai ser debatido em Assembleia Municipal

Problema da habitação no Porto vai ser debatido em Assembleia Municipal
| Porto
Porto Canal / Agências

A Assembleia Municipal do Porto convocou uma sessão extraordinária para segunda-feira, solicitada pela CDU, para analisar a situação económica e social e o acesso à habitação na cidade, adiantou este sábado o partido.

“Nesta sessão, o Grupo Municipal da CDU fará uma caracterização da crise económica e social que se vive no Porto, dedicando particular atenção à grave situação habitacional com que se debatem os portuenses”, referiu a CDU, em comunicado.

O partido sustentou que o “brutal” aumento dos preços, quer de venda, quer de arrendamento de habitações, faz com que muitos moradores do Porto, nomeadamente jovens, vão viver para municípios mais distantes.

A isto, acrescentou, somam-se o aumento do custo de vida com “perdas reais e elevadas” do poder de compra da maioria da população e um “significativo aumento” dos juros que faz com que muitas famílias deixem de poder pagar os empréstimos habitacionais.

Na opinião da CDU, esta “grave situação” exige que o Governo e a Câmara Municipal do Porto tomem medidas de emergência com o objetivo de pelo menos minimizar o seu impacto, assegurando ao maior número de famílias possível condições habitacionais com o mínimo de dignidade.

“Constatando que tal não está a acontecer, o Grupo Municipal da CDU procura que o município analise a situação apresentando um conjunto de propostas com ações concretas que visam dar resposta a estas questões”, vincou.

A CDU recordou ainda que, em 2021, também solicitou a realização de uma sessão extraordinária da Assembleia Municipal para discutir o tema da requalificação e revitalização dos espaços públicos.

+ notícias: Porto

Obra para tornar Quinta de Salgueiros no Porto em parque-laboratório arranca em 2026

A antiga Quinta de Salgueiros, que se estende por cerca de cinco hectares da freguesia de Campanhã, no Porto, vai transformar-se num parque-laboratório aberto à população, devendo a empreitada de reabilitação dos espaços verdes arrancar no próximo ano.

Videovigilância chega a mais ruas do Porto até ao início do verão

A segunda fase da instalação do sistema de videovigilância na cidade do Porto sofreu um atraso e só deverá entrar em funcionamento até junho deste ano e de forma faseada. A nova data representa uma derrapagem face ao calendário anteriormente apontado pela Câmara do Porto, que previa o arranque em abril.

Ensaios do metrobus começam "na primeira ou segunda semana de maio"

O presidente da Metro do Porto assegurou esta quarta-feira que os ensaios do metrobus vão começar "na primeira/segunda semana de maio", numa altura em que se aguarda a chegada do primeiro veículo, seguido de mais quatro naquele mês.