Presidente da Câmara de Espinho detido

| Norte
Porto Canal

O presidente da Câmara Municipal de Espinho, Miguel Reis, foi detido, esta terça-feira, por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poder e tráfico de influências, no âmbito da Operação Vórtex. Foram ainda detidos um funcionário da autarquia e três empresários.  

Em comunicado, a Polícia Judiciária explica que "foram executadas duas dezenas de buscas domiciliárias e não domiciliárias, que visaram os serviços da autarquia local, residências de funcionários da autarquia e diversas empresas sedeadas nos concelhos de Espinho e do Porto, tendo-se procedido à detenção de cinco pessoas". 

De acordo com a PJ, "a investigação versa sobre projetos imobiliários e respetivo licenciamento, respeitantes a edifícios multifamiliares e unidades hoteleiras, envolvendo interesses urbanísticos de dezenas de milhões de euros, tramitados em benefício de determinados operadores económicos".

"Na operação, que contou com a presença de magistrados do DIAP Regional Porto, estiveram envolvidos cerca de investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como peritos informáticos de várias estruturas da Polícia Judiciária", avançam as autoridades. 

Os detidos vão ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal do Porto para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Para já a Câmara de Espinho apenas confirma a presença dos inspetores da PJ nas instalações, apontando uma possível comunicação para o final do dia.  

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.