“Reafirmo total disponibilidade para colaborar com a descoberta da verdade”. Deputado do PSD reage à operação Vórtex

“Reafirmo total disponibilidade para colaborar com a descoberta da verdade”. Deputado do PSD reage à operação Vórtex
Defesa de Espinho
| Política
Porto Canal

O ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho, Joaquim Pinto Moreira, emitiu um comunicado esta terça-feira no âmbito da Operação Vórtex, investigação que levou à detenção do presidente da Câmara Municipal de Espinho, o socialista Miguel Reis.

“Face à desinformação tendenciosa que foi veiculada”, o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD fez questão de tornar público os seus esclarecimentos.

Em primeiro lugar, Joaquim Pinto Moreira confirmou que o seu domicílio foi alvo “de buscas tendo sido apreendido o computador profissional” que usa no exercício da sua profissão de advogado e o telefone. “Nada mais foi apreendido, seja documento ou qualquer outro elemento”, garante o ex-presidente da autarquia de Espinho.

Presumindo que o inquérito em questão se encontra em segredo de justiça, Joaquim Pinto Moreira adiantou "que o contexto investigatório se reporta ao ano de 2022 e respeita a intenções de investimento não concretizadas e a operações urbanísticas tramitadas no atual mandato autárquico, ainda que algumas possam ter transitado de mandatos anteriores".

"Repúdio de forma veemente as declarações do Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Espinho, que irresponsável e inapropriadamente quis desviar o foco de uma investigação que não me tem, certamente, no seu epicentro", declarou o deputado do PSD.

“Reafirmo a minha total disponibilidade para colaborar com a descoberta da verdade e com as autoridades judiciárias nos termos e decisões por estas tomadas”, assegurou.

Relativamente à imunidade parlamentar de Joaquim Pinto Moreira pedida pela Ministério Público, o vice-presidente da bancada parlamentar do PSD, disse que está “totalmente disponível para, seja em que qualidade for, colaborar totalmente com a justiça”.

A operação levou à detenção do socialista Miguel Reis, atual presidente da Câmara Municipal de Espinho.

Esta operação, denominada de Vórtex, contou com a presença de magistrados do Departamento de Investigação e de Ação Penal Regional Porto, investigadores e peritos financeiros da Diretoria do Norte, bem como peritos informáticos de várias estruturas da PJ.

+ notícias: Política

Principais debates televisivos para as europeias arrancam esta segunda-feira

O primeiro debate para as eleições europeias realiza-se esta segunda-feira com os cabeças de lista da AD, PS, IL e Livre, na SIC, num ciclo que só terminará a 03 de junho, com um confronto a oito nas rádios.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".