“O monumento em forma de órgão” vai voltar a fazer-se ouvir na Igreja da Lapa

“O monumento em forma de órgão” vai voltar a fazer-se ouvir na Igreja da Lapa
Porto.
| Porto
Porto Canal

Na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, pelas 21h30 vai ser possível ouvir os sons do órgão de tubos da Igreja da Lapa com um concerto de Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris. Do programa constam obras de Richard Wagneer, Edwin Lemare e Charles-Marie Widor.

A reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa implicou um investimento superior a 200 mil euros, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal do Porto, entre outros mecenas.

Depois de um período de reabilitação e tal como é noticiado no “Porto.”, a organização promete que “o som do Porto sagrado está de volta”. Este concerto “celebra a conclusão da revisão geral deste verdadeiro monumento à música, um trabalho de meio ano que implicou a desmontagem e remontagem integral da mais notável obra-prima do grande organeiro alemão Georg Jann”.

Esta revisão geral “prepara para um futuro longo aquele que é reconhecido internacionalmente como um dos melhores órgãos de tubos ibéricos e, mesmo, de toda a Europa”, conclui a Irmandade da Lapa.

+ notícias: Porto

Pedro Sobrado regressa à presidência do São João após deixar liderança da Museus e Monumentos de Portugal

Pedro Sobrado está de regresso à presidência do conselho de administração do Teatro Nacional São João, deixando a liderança da empresa pública Museus e Monumentos de Portugal (MMP).O novo presidente será o historiador de arte Alexandre Pais. Já o investigador João Soalheiro vai dirigir o instituto público Património Cultural, anunciou esta terça-feira o Ministério da Cultura.

Três homens detidos nos bairros de Francos e do Cerco suspeitos de tráfico de droga

A PSP deteve três homens nos bairros de Francos e do Cerco, no Porto, suspeitos de tráfico de droga, tendo também apreendido cerca de 82 doses de heroína, cocaína e haxixe, foi esta terça-feira revelado.

Estudantes que ocuparam edifício na Universidade do Porto desmobilizaram

Os estudantes que ocupavam desde quinta-feira instalações do departamento de Ciências e Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto desmobilizaram esta terça-feira de forma pacífica após intervenção da PSP, segundo fonte da reitoria daquela instituição.