“O monumento em forma de órgão” vai voltar a fazer-se ouvir na Igreja da Lapa

“O monumento em forma de órgão” vai voltar a fazer-se ouvir na Igreja da Lapa
Porto.
| Porto
Porto Canal

Na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, pelas 21h30 vai ser possível ouvir os sons do órgão de tubos da Igreja da Lapa com um concerto de Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris. Do programa constam obras de Richard Wagneer, Edwin Lemare e Charles-Marie Widor.

A reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa implicou um investimento superior a 200 mil euros, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal do Porto, entre outros mecenas.

Depois de um período de reabilitação e tal como é noticiado no “Porto.”, a organização promete que “o som do Porto sagrado está de volta”. Este concerto “celebra a conclusão da revisão geral deste verdadeiro monumento à música, um trabalho de meio ano que implicou a desmontagem e remontagem integral da mais notável obra-prima do grande organeiro alemão Georg Jann”.

Esta revisão geral “prepara para um futuro longo aquele que é reconhecido internacionalmente como um dos melhores órgãos de tubos ibéricos e, mesmo, de toda a Europa”, conclui a Irmandade da Lapa.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).