Metro do Porto previne novas inundações com recurso a sacos de areia
Porto Canal
A manhã de sábado ficou marcada por inundações em várias zonas do centro histórico do Porto, provocadas por chuvas fortes que caíram na cidade durante breves minutos, entre as 11h30 e o meio-dia. A estação de metro de S. Bento foi um dos locais mais afetados, com a água a entrar diretamente dos acessos por escadas.
Imagens partilhadas nas redes sociais ao final da manhã davam conta de um alagamento na estação de metro central, o que obrigou ao corte imediato da linha amarela. A situação foi rapidamente restabelecida, com as composições a circularem novamente poucas horas depois, mas sem pararem em S. Bento. No final da tarde, a estação estava novamente em uso para os passageiros.
#FMA
— Meteo Trás-os-Montes - Portugal (@MeteoTrasMontPT) January 7, 2023
Manhã complicada no Porto, Estação de Metro de São Bento:
©️Helena Raquel pic.twitter.com/p9AMd3ZfJm
Ainda durante sábado, a Metro do Porto colocou sacos de areia em vários pontos do centro histórico do Porto. O objetivo é impedir a circulação de lamas, areias e e outros materiais de obra que estiveram na origem de entupimentos da infraestrutura hidráulica subterrânea e que poderão ter provocado as inundações à superfície.
Também estações de metro como S. Bento estão agora protegidas por sacos de areia, que evitarão que, em circunstâncias similares às de sábado, a água volte a entrar em grandes quantidade através dos acessos à plataforma.