Alexandra Reis poderá ter de devolver indemnização de 500 mil euros, diz SIC Notícias

Alexandra Reis poderá ter de devolver indemnização de 500 mil euros, diz SIC Notícias
| Política
Porto Canal

A indemnização paga pela TAP à ex-secretária de Estado Alexandra Reis pode constituir infração e ser ilegal, argumenta a SIC Notícias. Há suspeitas de que o acionista Estado, enquanto dono da companhia aérea, não terá aprovado o pagamento, o que poderá levar Alexandra Reis a ter de devolver o dinheiro.

Alexandra Reis, secretária de Estado do Tesouro, demitiu-se 25 dias depois de tomar posse e após quatro dias de polémica por causa da indemnização de meio milhão de euros paga pela TAP para deixar administração da empresa.

O caso TAPgate levou à demissão do ministro Pedro Nuno Santos, que admitiu que não tivera conhecimento do pagamento à secretária de Estado e deixou críticas implícitas ao Ministério das Finanças, gerido por Fernando Medina. Mas Medina, já garantiu, entretanto, que as Finanças nada souberam sobre a indemnização, nem o atual, nem o anterior Ministério.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Segundo o Correio da Manhã, o acordo de rescisão terá passado tão despercebido que nem a Parpública, que representa o Estado e detém 50% da TAP, terá tido conhecimento dos 500 mil euros.

A SIC Notícias avança que, dado o peso no capital da companhia, o Estado teria de ter sabido do valor da indemnização e de o ter aprovado. Se a simples luz verde do Ministério das Infraestruturas se revelar insuficiente, Alexandra Reis pode ter de devolver o dinheiro. Fernando Medina já disse que a Inspeção-Geral de Finanças vai avaliar toda a legalidade do processo e de quer forma ocorreu. A TAP é tutelada em conjunto pelo Ministério das Infraestruturas e pelo das Finanças e uma indemnização deste género não pode ser paga sem dar conhecimento às duas partes.

 

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.