FC Porto: Janeiro com assinatura do museu FC Porto
Porto Canal
As presenças eternas e os legados inspiradores do Mestre Pedroto e do Bibota Fernando Gomes, 35 anos da Supertaça da UEFA, 12 peças de coleção na Sala Multiusos e mais programação para o próximo ano.
A programação de janeiro do Museu Futebol Clube do Porto sublinha a aposta numa agenda direcionada a todas as idades e sempre com as famílias na primeira linha do pensamento. Os destaques do mês incluem eventos de sucesso como a Música com Dragõezinhos – O Inverno (dia 8) e as Histórias com Magia para Dragõezinhos – O Maior Mágico do Mundo! (dia 21), mas também espreitam para o espírito ainda festivo da oficina criativa Estrela Guia (dia 7), a prolongar um pouco a celebração do Dia de Reis.
Na Sala Multiusos, a exposição temporária Objeto do Mês: Ano 2022 abre ao público no dia 20 e vai decorrer com entrada livre. Trata-se de mais um evento de partilha e compreensão da memória do FC Porto e dos contextos históricos do clube nas dimensões local, nacional e mundial. Preciosidades como a Camisola de Bandeirinha (1976), o Conjunto de bolas de boccia de Pedro da Clara (2006), a Taça Inauguração do Estádio do FC Porto (1952), a Medalha CERS - Taça das Taças (1982), a Camisola de Fernando Sá (1998-1999) ou as Luvas de Diogo Costa (2022) fazem parte do conjunto de 12 peças exibido nesta mostra coletiva, que recebe uma primeira visita orientada já no dia 28.
A Supertaça da UEFA conquistada em janeiro de 1988 pertence às joias de coleção dos Dragões. Nos 35 anos deste êxito internacional, é no Auditório Fernando Sardoeira Pinto que se pode ver ou rever o jogo (2.ª mão) do título (dia 13, sessões às 11 e às 15 horas), mas também a conversa conduzida por Rui Cerqueira com António Sousa na estreia das projeções Universo Porto – Entrevista (dia 28, 15 horas), um conteúdo original Porto Canal/FC Porto TV que ganha nova dimensão no Museu. Com entrada livre e sujeita à lotação da sala, estes eventos são especialmente direcionados às memórias de um sucesso exclusivo do FC Porto em Portugal, selado com um golo de Sousa frente ao AFC Ajax, no Estádio das Antas, onde o capitão e eterno número 9 portista, Fernando Gomes, levantou o troféu.
Janeiro traz ainda as últimas oportunidades para aproveitar a Campanha de Natal (dias 1 a 6) no Tour FC Porto e também é um mês para contemplar o legado de José Maria Pedroto. O Museu recebe mais uma aula/conferência (Re)Visitar Pedroto – Futebol [também] é cultura, vida, festa (dia 9), conduzida pelo Prof. Doutor José Neto e dirigida a alunos das licenciaturas e mestrados em Desporto do Instituto Universitário da Maia (ISMAI). A importância Pedroto, aliás, é sublinhada, igualmente, no Objeto do Mês, que apresenta o Medalhão FC Porto Campeão de 1978, uma peça de coleção que pertenceu a Mário Capitão, figura histórica do clube, e com vistas, também, para a memória de Gomes e um dos títulos nacionais mais marcantes de sempre do clube.