Confrontos registados junto ao aeroporto da capital da Líbia, voos suspensos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Trípoli, 13 jul (Lusa) - Confrontos entre grupos armados foram registados junto ao aeroporto de Trípoli, e os voos foram suspensos, informou fonte aeroportuária.

"'Rockets' explodiram no perímetro do aeroporto por volta das 06:00 (05:00 em Lisboa). Seguiram-se confrontos entre antigos rebeldes do Zenten que controlam o aeroporto e outros grupos que os combatem", disse a fonte sob anonimato.

Fortes disparos foram ouvidos desde o centro da cidade, segundo um correspondente da AFP.

Os confrontos ocorreram depois de apelos lançados nas redes sociais por militantes islamitas para expulsar os antigos rebeldes do Zenten das posições que ocupam em Tripoli, onde o aeroporto está situado, a 25 quilómetros da cidade.

Desde a queda de Muammar Kadhafi, em outubro de 2011, o aeroporto de Trípoli está sob o controlo de antigos rebeldes de Zenten, uma cidade a 170 quilómetros a sudoeste de Trípoli.

Os Estados Unidos expressaram hoje a sua "profunda preocupação" perante os atos de violência contínua na Líbia e advertiram que a "perigosa" situação "poderia conduzir a um conflito generalizado" no país africano.

"Afirmamos o nosso apoio à transição democrática da Líbia e exortamos à formação do novo Parlamento o mais rapidamente possível", disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jen Psaki.

FV // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.