EUA advertem para possibilidade de "conflito generalizado" na Líbia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 13 jul (Lusa) -- Os Estados Unidos expressaram hoje a sua "profunda preocupação" perante os atos de violência continua na Líbia e advertiram que a "perigosa" situação "poderia conduzir a um conflito generalizado" no país africano.

"Afirmamos o nosso apoio à transição democrática da Líbia e exortamos a formação do novo Parlamento o mais rapidamente possível", disse a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano Jen Psaki.

A administração norte-americana destacou o "papel vital" da Assembleia para a Redação da Constituição Líbia para a "construção de um novo país" e apelou a que esta possa desenvolver o seu trabalho "sem ingerências ou violência".

"O futuro da Líbia não será assegurado pela força das armas, somente através de um acordo político e do diálogo nacional que permita ao Estado garantir a segurança e o Estado de Direito em todo o país", reiterou Psaki.

Além disso, instou todas as partes a iniciar um diálogo construtivo para resolverem as suas disputas.

O leste da Líbia, em especial a cidade de Bengasi, é cenário desde a queda do regime de Muammar Kadhafi, em 2011, de uma onda de homicídios e atentados que têm tido como alvo membros dos corpos de segurança, ativistas políticos, jornalistas, juízes, advogados, diplomatas e cidadãos estrangeiros.

A incapacidade dos sucessivos governos de transição em estender a sua autoridade e garantir a segurança empurrou a Líbia para uma crise profunda, com a qual terá de lidar o futuro Parlamento.

As eleições legislativas, realizadas a 25 de junho, ficaram marcadas por um ataque a militares, que causou mortos, e uma baixa participação.

FV (RN)// FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.