Porto tem um edifício entre os oito mais bonitos do mundo. É o único residencial da lista

Porto tem um edifício entre os oito mais bonitos do mundo. É o único residencial da lista
Ventura+partners
| Porto
Porto Canal

O edifício no Parque da Cidade, volta a ser nomeado e está entre os oitos mais bonitos do mundo no World Architecture Festival.

O Edifício Essenza, da autoria do arquiteto Manuel Ventura, situado no Parque da Cidade, foi nomeado para o prémio especial International Building Beauty 2022, depois de, em 2021, ter sido finalista na categoria de habitação multiresidencial. O empreendimento integrou, este ano, uma lista de oito projetos considerados os mais bonitos do mundo, escolhidos entre centenas.

O International Building Beauty 2022 é promovido pelo World Architecture Festival, com o objetivo de premiar o melhor da beleza na arquitetura. Esta distinção destacou apenas oito projetos numa “shortlist”, sendo o único projeto português e único edifício residencial da lista, destacando-se junto de projetos como a Mesquita Basuna, no Egito, o museu Phoenix Central Park, na Austrália, a biblioteca House of Wisdom, nos Emirados Árabes Unidos, o escritório Kohan Ceram Central Office, em Teerão, a livraria Kirkkonummi, na Finlândia, o hotel Dexamenes, na Grécia, e a microlivraria Warak Kayu, na Indonésia.

O edifício Essenza, recebeu já vários prémios de arquitetura, entre eles vencedor prata no Grands Prix du Design 2021, vencedor platina nos Titan Property Awards 2021 e vencedor Ouro nos Prémios Lusófonos de Arquitectura e Design de Interiores 2020.

A 15ª edição do World Architecture Festival aconteceu este ano, em Lisboa, de 30 de novembro a 2 de dezembro.

+ notícias: Porto

Porto trava alojamento local e regulamento volta a entrar em vigor este mês

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, com o voto contra da CDU, a entrada em vigor do Regulamento para o Crescimento Sustentável do Alojamento Local, que se deverá concretizar este mês.

Germano, o jornalista que quer que “os portuenses conheçam a sua cidade”, é o rosto a mural na Cordoaria

Germano Silva, jornalista e curioso da história do Porto. “A minha intenção é que os portuenses conheçam a sua cidade, conheçam a sua história, saibam que os portuenses são gente de carácter”, afirma ao Porto Canal.

Limitações a autocarros no Porto estão a impedir alunos de visitar museu Neonia

Um dos fundadores do museu interativo Neonia, que em abriu portas em abril, lamentou que as regras impostas pelo Porto aos operadores de serviços ocasionais estejam a impedir o acesso de alunos ao espaço cultural.