Porto tem um edifício entre os oito mais bonitos do mundo. É o único residencial da lista
Porto Canal
O edifício no Parque da Cidade, volta a ser nomeado e está entre os oitos mais bonitos do mundo no World Architecture Festival.
O Edifício Essenza, da autoria do arquiteto Manuel Ventura, situado no Parque da Cidade, foi nomeado para o prémio especial International Building Beauty 2022, depois de, em 2021, ter sido finalista na categoria de habitação multiresidencial. O empreendimento integrou, este ano, uma lista de oito projetos considerados os mais bonitos do mundo, escolhidos entre centenas.
O International Building Beauty 2022 é promovido pelo World Architecture Festival, com o objetivo de premiar o melhor da beleza na arquitetura. Esta distinção destacou apenas oito projetos numa “shortlist”, sendo o único projeto português e único edifício residencial da lista, destacando-se junto de projetos como a Mesquita Basuna, no Egito, o museu Phoenix Central Park, na Austrália, a biblioteca House of Wisdom, nos Emirados Árabes Unidos, o escritório Kohan Ceram Central Office, em Teerão, a livraria Kirkkonummi, na Finlândia, o hotel Dexamenes, na Grécia, e a microlivraria Warak Kayu, na Indonésia.
O edifício Essenza, recebeu já vários prémios de arquitetura, entre eles vencedor prata no Grands Prix du Design 2021, vencedor platina nos Titan Property Awards 2021 e vencedor Ouro nos Prémios Lusófonos de Arquitectura e Design de Interiores 2020.
A 15ª edição do World Architecture Festival aconteceu este ano, em Lisboa, de 30 de novembro a 2 de dezembro.