André Castro vai participa na ultramaratona Brasil 135

| Desporto
Porto Canal / Agências

Proença-a-Nova, 11 jul (Lusa) - O português André Castro vai ser um dos 10 convidados da organização para participar na ultramaratona Brasil 135, que vai ser disputada em janeiro de 2015, entre os estados de Minas Gerais e de São Paulo.

"Nunca corri num ambiente tão extremo, com temperaturas tão altas e com elevadas percentagens de humidade relativa do ar. Mas, vou para a prova com a ambição de terminar e de terminar exausto. Gosto de sair das provas com o sentido do dever cumprido", afirmou o atleta, natural de Proença-a-Nova, em declarações à agência Lusa.

Após ter vencido, no início de junho, a prova de 160 quilómetros do Oh Meu Deus - Ultra Trail Serra da Estrela, surgiu a hipótese de André Castro participar na ultramaratona Brasil 135.

"Fui escolhido para a prova e, a partir do final de outubro, vou para o Brasil com a minha treinadora, para preparar a participação na prova. A preparação lá [no Brasil] vai ser fundamental", sublinhou.

André Castro, apesar da sua juventude, tem 24 anos, não esconde a sua ambição e apresentou objetivos concretos, além de terminar a prova, que vai ser disputada sob uma temperatura superior a 40 graus celsius e uma elevada percentagem de humidade.

"Tenho como objetivo fazer um tempo abaixo das 30 horas. Se o conseguir será um bom resultado", frisou o ultramaratonista, antevendo a corrida de 217 quilómetros, entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

O atleta, que mudou a residência para Seia, devido à proximidade da Serra da Estrela, "o melhor local do país para treinar este tipo de provas", vai ainda participar em agosto, na prova dos 100 quilómetros do Mont Blanc.

"Não consegui obter a pontuação suficiente para participar nos 160 quilómetros, mas para o ano já terei essa pontuação", referiu.

No final de junho, o ultramaratonista representou Portugal no Campeonato do Mundo de skyrunning, no Mont Blanc, onde correu a maratona e conseguiu o 52.º lugar da geral, numa prova que contou com 2.000 atletas.

Licenciado em economia pelo Instituto de Economia e Gestão (ISEG) de Lisboa, André Castro tem como grande objetivo, participar na ultramaratona Badwater, um objetivo que espera atingir em 2016.

CAYC // JP

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Voleibol): Tetracampeãs de Portugal. Crónica do jogo

2021, 2022, 2023 e 2024: o Futebol Clube do Porto acaba de se sagrar Campeão Nacional pela quarta vez desde que abriu a secção de voleibol feminino. Obrigadas a vencer o quinto e último dérbi da final do play-off, as novas Tetracampeãs deram uma resposta à altura dos pergaminhos do clube e bateram o PV Colégio Efanor, por 3-0, no Dragão Arena.

Miguel Coelho: "É a vitória mais especial da minha carreira"

O FC Porto sagrou-se Tetracampeão Nacional de voleibol feminino após vencer o PV Colégio Efanor pela margem máxima na grande decisão da temporada 2023/24. No rescaldo do quinto e derradeiro jogo da final do play-off, Miguel Coelho descreveu um momento de “enorme felicidade” e do “dia mais feliz da carreira”, enquanto Joana Resende falou em nome de “um grupo forte com os valores do clube” recheado de atletas “dignas de representar o símbolo” portista.

Pinto da Costa: "Esta secção vai continuar a dar muitas alegrias aos portistas"

O tetracampeonato nacional de voleibol feminino tem “um significado duplamente especial” para Jorge Nuno Pinto da Costa: primeiro porque se trata de uma secção por quem o dirigente nutre “grande carinho e amizade”, segundo porque é “o último título que o FC Porto conquista” durante os 42 anos de presidência.