Metro até à Trofa e São Mamede? Novas linhas estão protocoladas com o Governo

| Norte
Porto Canal

Mais de dez anos depois de ter feito parte dos planos para a extensão da rede do metro do Porto, a linha para a Trofa volta a estar no papel. O traçado, prometido em 2008, foi protocolado com o Governo e faz parte dos planos de investimento para o futuro do metro. O projeto está em fase de estudo e contempla ainda novas linhas para Gondomar, São Mamede e Maia.

Numa entrevista ao Porto Canal, Tiago Braga, Presidente da Metro do Porto, confirma que estão a ser estudados traçados para Gondomar, São Mamede, Trofa e Maia e fala ainda na continuação da linha circular até à Asprela, no Porto.

“Estamos a fazer traçados, estamos a fazer ensaios geotécnicos. Este é um processo que leva meses, são milhares de horas de trabalho de centenas de pessoas. Temos estado a trabalhar em paralelo com as linhas que já estão a avançar no terreno e estamos a ganhar maturidade para avançar com novos projetos como a linha da Trofa”, explica.

Tiago Braga é presidente da Metro do Porto há três anos, altura em que já estavam a decorrer os trabalhos para a atual expansão da rede do metro do Porto. O responsável pela empresa de transportes, em grande entrevista sobre os 20 anos da inauguração da primeira linha, fala da conclusão da empreitada da Linha Rosa para o final de 2025 e diz que a pré-operação da Linha Rubi se inicia no início de 2027.

+ notícias: Norte

CCDR-N confiante na conclusão do projeto de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo

O presidente da Comissão de Coordenação Regional e Desenvolvimento (CCDR) do Norte, António Cunha, revelou esta quinta-feira à Lusa estar confiante e moderadamente otimista sobre a conclusão do projeto de ligação ferroviária de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo em 2032.

Colisão entre ligeiro de mercadorias e motociclo condiciona trânsito na A44 em Gaia

Uma colisão entre um veículo ligeiro de mercadorias e um motociclo está a obstruir parcialmente o trânsito no sentido Sul-Norte da A44, em Gaia, avança ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Inspeção-Geral de Saúde abre inquérito à morte de doente com pulseira verde nas urgências de Viana

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou esta sexta-feira ter instaurado um processo de inspeção às circunstâncias em que ocorreu a morte de um utente triado com pulseira verde no Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo.