Metro até à Trofa e São Mamede? Novas linhas estão protocoladas com o Governo

| Norte
Porto Canal

Mais de dez anos depois de ter feito parte dos planos para a extensão da rede do metro do Porto, a linha para a Trofa volta a estar no papel. O traçado, prometido em 2008, foi protocolado com o Governo e faz parte dos planos de investimento para o futuro do metro. O projeto está em fase de estudo e contempla ainda novas linhas para Gondomar, São Mamede e Maia.

Numa entrevista ao Porto Canal, Tiago Braga, Presidente da Metro do Porto, confirma que estão a ser estudados traçados para Gondomar, São Mamede, Trofa e Maia e fala ainda na continuação da linha circular até à Asprela, no Porto.

“Estamos a fazer traçados, estamos a fazer ensaios geotécnicos. Este é um processo que leva meses, são milhares de horas de trabalho de centenas de pessoas. Temos estado a trabalhar em paralelo com as linhas que já estão a avançar no terreno e estamos a ganhar maturidade para avançar com novos projetos como a linha da Trofa”, explica.

Tiago Braga é presidente da Metro do Porto há três anos, altura em que já estavam a decorrer os trabalhos para a atual expansão da rede do metro do Porto. O responsável pela empresa de transportes, em grande entrevista sobre os 20 anos da inauguração da primeira linha, fala da conclusão da empreitada da Linha Rosa para o final de 2025 e diz que a pré-operação da Linha Rubi se inicia no início de 2027.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.