Operação Admiral: Marido de Ana Lúcia Matos fica em prisão preventiva

| País
Porto Canal

Na semana passada, Ana Lúcia Matos e o marido foram duas das 14 pessoas detidas, no âmbito da megaoperação internacional de combate à fraude fiscal (Operação Admiral).

Esta terça-feira, seis arguidos da Operação Admiral vão aguardar o desenrolar do processo em prisão preventiva, incluindo o marido da apresentadora Ana Lúcia Matos. Um dos arguidos passará depois a prisão domiciliária, com proibição de contactos.

Segundo a nota divulgada à comunicação social, o sexto arguido que ainda se encontra detido viu ser-lhe aplicada a medida de coação de prisão domiciliária, sendo que "até que se mostrem preenchidos todos os requisitos necessários" para o cumprimento dessa medida irá aguardar em prisão preventiva.

Quanto aos restantes oito arguidos, o TIC do Porto aplicou as medidas de Termo de Identidade e Residência (TIR), proibição de constituírem sociedades e/ou abrir contas bancárias ou nelas deterem poderes de movimentação, proibição de contactar entre si e/ou com qualquer interveniente processual e proibição de se ausentar para o estrangeiro sem autorização prévia do tribunal.

O Porto Canal soube que a modelo e o marido foram surpreendidos na passada terça-feira, na moradia onde vivem na Margem do Sul, por inspetores da Polícia Judiciária que deram cumprimento ao mandado de busca e detenção. Foram apreendidos vários bens ao casal.

A operação Admiral é a maior investigação europeia de fuga ao fisco com um valor global de faturação de 2,2 mil milhões de euros. A operação está a ser coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. Já na passada terça-feira decorreram buscas na Margem Sul, Santarém, Figueira da Foz, Coimbra, Vila Nova de Gaia, Porto, Guimarães e Braga.

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.