PJ faz 15 detenções em buscas em todo o país por suspeitas de fraude fiscal 

| País
Porto Canal

A Polícia Judiciária tem em curso uma operação contra a fraude fiscal. Mais de 200 agentes fazem mais de 100 buscas no país. O Porto Canal sabe que já foram efetuadas 15 detenções.

A operação está a ser coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. Em causa uma fraude superior a 300 milhões de euros, só em Portugal.

Estão a decorrer buscas na Margem Sul, Santarém, figueira da foz, Coimbra, Gaia, Porto, Guimarães e Braga.

O Porto Canal sabe que já foram detidas 15 pessoas, incluindo os dois líderes do esquema europeu que operavam em Portugal.

Os detidos vão começar a ser ouvidos a partir de quinta-feira no TIC do Porto.

Em causa está uma fuga ao fisco no pagamento do IVA, através de vendas na internet, em que o IVA não era tributado ou através de faturas falsas.

O Porto Canal sabe que eram abertas empresas criadas na hora e com duração de pouco tempo, apenas para efetuar o esquema. Desta forma, o dinheiro circulava por diferentes empresas e contas, o que dificultava encontrar o seu rasto.

A investigação dura há já vários meses a nível europeu na Hungria, França, Portugal, Alemanha, Itália, Grécia, Chipre, e começou com informações que foram chegando à polícia, através de queixas de possíveis burlas.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.