PJ faz 15 detenções em buscas em todo o país por suspeitas de fraude fiscal 

| País
Porto Canal

A Polícia Judiciária tem em curso uma operação contra a fraude fiscal. Mais de 200 agentes fazem mais de 100 buscas no país. O Porto Canal sabe que já foram efetuadas 15 detenções.

A operação está a ser coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal do Porto. Em causa uma fraude superior a 300 milhões de euros, só em Portugal.

Estão a decorrer buscas na Margem Sul, Santarém, figueira da foz, Coimbra, Gaia, Porto, Guimarães e Braga.

O Porto Canal sabe que já foram detidas 15 pessoas, incluindo os dois líderes do esquema europeu que operavam em Portugal.

Os detidos vão começar a ser ouvidos a partir de quinta-feira no TIC do Porto.

Em causa está uma fuga ao fisco no pagamento do IVA, através de vendas na internet, em que o IVA não era tributado ou através de faturas falsas.

O Porto Canal sabe que eram abertas empresas criadas na hora e com duração de pouco tempo, apenas para efetuar o esquema. Desta forma, o dinheiro circulava por diferentes empresas e contas, o que dificultava encontrar o seu rasto.

A investigação dura há já vários meses a nível europeu na Hungria, França, Portugal, Alemanha, Itália, Grécia, Chipre, e começou com informações que foram chegando à polícia, através de queixas de possíveis burlas.

+ notícias: País

Reforma das CCDR entra em vigor esta quinta-feira. Comissões vão poder receber mais competências

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) passam a ser institutos públicos especiais, numa alteração orgânica que entra em vigor esta quinta-feira e que pretende agilizar a transferência de atribuições e serviços periféricos da Administração central para estes organismos.

Universidades vão manter políticas contra assédio até haver estratégia de prevenção

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) disse esta quarta-feira que as instituições vão manter as medidas já em curso de prevenção e combate ao assédio até que esteja definida a estratégia do Governo.

Subdiretor-geral da Saúde demite-se

O Subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, demitiu-se esta quarta-feira, segundo avança a SIC Notícias. Rui Portugal era o único candidato ao lugar de Graça Freitas.