Câmara do Porto ainda não tem local para realojar moradores das ilhas da Lomba

Câmara do Porto ainda não tem local para realojar moradores das ilhas da Lomba
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto ainda não definiu onde serão realojados os moradores das ilhas da Lomba, que será reabilitada com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), afirmou o vice-presidente da autarquia.

"Ainda não temos o local para onde as pessoas irão transitar, ainda estamos a fechar", afirmou Filipe Araújo, que na sessão da Assembleia Municipal do Porto substituiu o presidente da câmara, o independente Rui Moreira.

O vice-presidente, que respondia a questões levantadas pelos eleitos da CDU e do BE, adiantou que a autarquia está, neste momento, "a trabalhar no projeto" e que irá "salvaguardar" muitas das preocupações partilhadas, como o realojamento dos moradores.

"Obviamente que todos os moradores serão realojados e todos os moradores regressarão às suas casas no fim da obra", afirmou, lembrando que "só agora" a Câmara do Porto "assegurou que tinha o dinheiro", fruto do contrato assinado entre a empresa municipal Porto Vivo, SRU e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Na sessão, o eleito Francisco Calheiros, da CDU, questionou o executivo sobre o local para onde seriam transferidos os moradores durante a reabilitação, dizendo que os mesmos "ainda não sabem para onde irão viver durante as obras que vão decorrer até 2026".

"Este tipo de situação tem de estar já clara", considerou o deputado, questionando ainda se a escolha do local teria em conta a "idade avançada e mobilidade reduzida" de alguns dos moradores.

O valor das rendas e a atribuição de fogos foram outras das questões levantadas pelo eleito da CDU, tendo sido assegurado pelo vice-presidente da Câmara do Porto que essas e outras condições seriam "aferidas" no âmbito do projeto e que todo o trabalho será "feito com os moradores".

Também a eleita do BE Susana Constante Pereira questionou o executivo se outras ilhas da cidade estão em "perspetiva de reabilitação".

Em resposta à deputada, Filipe Araújo adiantou que foram submetidos ao programa 1.º Direito "três projetos privados", um dos quais "aprovado" e os restantes "em fase de aprovação".

O acordo, assinado a 18 de novembro, entre a Porto Vivo, SRU e o IHRU pressupõe a reabilitação de 47 habitações nas ilhas da Lomba.

O projeto de reabilitação, levado a cabo pelos arquitetos Maria Souto Moura, Francisco Pina Cabral, Francisco Amoedo Pinto e Luís Vitorino Caleiro, prevê que o novo complexo disponha de 34 habitações de tipologia T1, 10 de tipologia T2 e três de tipologia T3.

Fruto de um investimento de cerca de 7,7 milhões de euros do PRR, o projeto deverá estar concluído em junho de 2026, estimando-se que também nesse mês sejam entregues as novas habitações aos atuais 46 moradores, que, enquanto a obra decorre, serão realojados no parque habitacional do município.

Das 957 ilhas que existem no Porto e nas quais residem cerca de 10 mil pessoas, apenas três são propriedade municipal, nomeadamente a ilha da Bela Vista, a ilha do Bonjardim e a ilha de Cortes.

As ilhas no Porto são constituídas por edifícios unifamiliares no centro da cidade, normalmente com um piso e separadas ou ladeadas por um corredor de acesso à via pública.

No início de novembro de 2021, o ministério das Infraestruturas e da Habitação anunciou que o programa 1.º Direito vai financiar 26 mil habitações a 100% no âmbito do PRR. O objetivo, segundo a tutela, é entregar as habitações até ao segundo trimestre de 2026.

Em vigor desde 05 de junho de 2018, o programa 1.º Direito integra a Nova Geração de Políticas de Habitação, com o objetivo de dar resposta às famílias que vivem em situação de grave carência habitacional.

+ notícias: Porto

Eleições FC Porto: Comunicado da Diretora de Informação do Porto Canal

O Porto Canal está a preparar a emissão do dia das eleições à presidência do Futebol Clube do Porto.

Câmara do Porto discute apoiar obras em residência da FAP na baixa da cidade 

A Câmara do Porto vota na segunda-feira a atribuição de um apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para a realização de obras na residência universitária que, localizada na Rua da Banharia, abriu portas no início deste ano letivo.

Executivo do Porto discute acordo para avançar com obras na Escola Infante D. Henrique

O executivo da Câmara do Porto discute na segunda-feira celebrar um acordo com a Construção Pública para avançar com a transmissão dos direitos patrimoniais e o projeto de modernização da Escola Secundária Infante D. Henrique.