Festival das Artes estimula encontro entre fado de Coimbra e de Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 11 jul (Lusa) - A sexta edição do Festival das Artes, que decorre em Coimbra entre 18 e 29 deste mês, vai promover um concerto, no dia 28, em que o fado de Lisboa e o de Coimbra se irão cruzar.

O concerto, que se realiza no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, junta o fadista lisboeta Ricardo Ribeiro com o cantor Luís Alcoforado e o guitarrista Paulo Soares, ambos de Coimbra.

O encontro entre o Fado de Lisboa, que é património mundial, e o fado de Coimbra foi pensado pela particularidade do tema deste ano do Festival das Artes ser o património, explicou Andrea Lupi, produtora musical do evento.

O espetáculo deverá ter duas partes em que os artistas tocam separados, para que no final "se juntem para interpretarem de forma conjunta o fado de Lisboa e o de Coimbra", referiu.

Ligados ao tema do Festival das Artes, estarão também os concertos da Orquestra Chinesa de Macau, com o espetáculo intitulado "Património Mundial de Macau", a 21, e o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa com um repertório em torno do "Património Sinfónico", no dia 20.

No ciclo de música do evento, também haverá "dois recitais de piano", com duas "revelações": a ucraniana Natasha Kudritskaya (que toca a 26) e o português Raúl da Costa (a 24), nome sugerido pelo pianista Artur Pizarro, informou Andrea Lupi.

Natasha Kudritskaya irá interpretar "uma obra de Jean-Philippe Rameau, que é escrita para cravo" e Raúl da Costa aborda "a música portuguesa e a põe lado a lado com grandes nomes do romantismo", como Schubert ou Ravel, sublinhou a responsável.

Estes dois concertos surgem de um "ênfase" dado pela organização este ano "a novas caras e a jovens que se estão a afirmar", como ainda é o caso do concerto da Estágio Gulbenkian Orquestra ou do "Concerto da Juventude", de dois coletivos de jazz do Conservatório de Música de Coimbra.

O ciclo de música conta ainda com um concerto da Orquestra Clássica do Centro no Anfiteatro Colina de Camões e de dois espetáculos no barco Basófias, no rio Mondego, de dois trios de jazz.

A componente musical do festival termina a 29, com a atuação da cantora de jazz Sofia Vitória e do pianista Luís Figueiredo, em que será interpretado o primeiro álbum do duo, "Palavra de Mulher", editado em 2012, e no qual exploram o universo feminino do repertório do cantautor brasileiro Chico Buarque.

No decorrer do Festival das Artes, haverá ciclos de cinema, gastronomia, conferências, exposições e ainda um serviço educativo destinado ao público infantojuvenil.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.