Direção-Geral de Saúde emite alerta de calor para Santarém e Setúbal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 11 jul (Lusa) -- A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta amarelo de calor para hoje para os distritos de Santarém e Setúbal devido à previsão de temperaturas elevadas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.

De acordo com informação disponível na página na Internet da Direção-Geral de Saúde, os distritos de Santarém e Setúbal vão estar hoje em alerta amarelo devido à previsão de temperaturas máximas acima dos 30 graus Celsius.

O alerta amarelo de calor significa que, "devido às temperaturas elevadas, pode haver efeitos na saúde".

A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, "pode produzir efeitos negativos na saúde humana".

Esses efeitos, avisa, manifestam-se "através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave os golpes de calor (insolação solar)".

Por causa do calor, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Évora e Beja até às 22:00 de hoje devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

O aviso amarelo emitido pelo IPMA é o segundo menos grave de uma escala de quatro e implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas, sendo recomendável o acompanhamento da sua evolução.

O IPMA prevê para hoje no continente céu limpo, apresentando-se temporariamente nublado por nuvens altas na região sul a partir da tarde, vento em geral fraco do quadrante leste, soprando moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde e sendo moderado a forte de nordeste até ao final da manhã nas terras altas.

Na Madeira, prevêem-se períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente a nebulosidade a partir da manhã e vento em geral fraco predominando de nordeste.

Para os Açores, prevêem-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e vento nordeste moderado.

Quanto às temperaturas, em Santarém prevê-se uma máxima de 35 graus Celsius, em Lisboa 34, em Évora e Beja 37, em Faro, Viseu e Porto 29, Braga e Leiria 31, Castelo Branco 33, Coimbra 32, Bragança 28, Funchal 25, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 22 e Angra do Heroísmo 23.

DD // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.