Adeus Aliados. Porto celebra Ano Novo no Queimódromo

Adeus Aliados. Porto celebra Ano Novo no Queimódromo
| Porto
Porto Canal

Devido às obras em execução na baixa da cidade, a festa de Passagem de Ano no Porto já não vai ser na Avenida dos Aliados, deslocando-se, este ano, para o Queimódromo, um espaço habituado a receber eventos de grande dimensão, como é o caso do festival Primavera Sound ou da Queima das Fitas. 

A cidade do Porto vai dar as boas-vindas a 2023 no Queimódromo, com concertos de Fernando Daniel, Diogo Piçarra e Moullinex, numa noite que inclui ainda um espetáculo audiovisual do atelier OCUBO e o tradicional fogo de artifício no centro da cidade.

As portas abrem às 20h00 e às 22h30 começa o primeiro concerto da noite, com Fernando Daniel, artista que ganhou notoriedade ao vencer o programa televisivo “The Voice Portugal”. Em 2018 lançou o seu primeiro disco, “Salto”, apresentado numa digressão com mais de 150 concertos. Seguiu-se o disco “Presente”, editado este ano, e muitas salas esgotadas. No final da primeira atuação da noite, chega a tão esperada contagem decrescente para 2023.

Desta vez será integrada no espetáculo audiovisual imersivo “Luminous”, criado pelo OCUBO, estúdio especializado em criações de grande escala que misturam iluminação e tecnologia. No Queimódromo, apresenta uma instalação generativa que reage ao som e inclui pirotecnia fria, uma impactante sincronização de luz, laser e música para ver a partir das 23h55.

Em simultâneo, a chegada do 2023 vai ser assinalada também no Centro Histórico do Porto, como manda a tradição. À meia-noite em ponto será lançado fogo de artifício, a partir da Praça da República, enchendo de cor e brilho os céus da cidade neste acolhimento ao novo ano.

De volta ao Queimódromo, por volta das 00h10, tem início a atuação de Diogo Piçarra. Também descoberto num programa de talentos (neste caso a quinta edição do “Ídolos”, da SIC), estreou-se nos discos em 2015, com “Espelho”. Seguiu-se o álbum “do=s”, em 2017 e dois anos depois “South Side Boy”. Já em 2021, Piçarra lançou “Vem Dançar Comigo”, canção que deu o mote a uma digressão que tem enchido salas em todo o país.

A noite segue com um nome grande da eletrónica portuguesa: Moullinex, alter ego de Luís Clara Gomes, que há mais de uma década agita pistas pelo nosso país e o estrangeiro. A Câmara do Porto tem preparado um Plano de Mobilidade e Segurança, que será apresentado em breve, para a última noite do ano. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.