Recorde de abandonos em 2022. Chips nos animais incapazes de travar problema

Recorde de abandonos em 2022. Chips nos animais incapazes de travar problema
| País
Porto Canal

O número de animais abandonados tem subido drasticamente desde o início de 2022 e é uma preocupação para os responsáveis de abrigos, que estão a entrar em colapso. As denúncias recebidas pela GNR e pela PSP já superam os números totais de 2021. Até animais com microchip estão a ser abandonados e, quando confrontados, os donos tentam fugir às responsabilidades. A inflação e o custo de vida cada vez mais elevado, também está a levar as famílias a procurar ajudas de alimentação e de saúde para os seus cães e gatos.

Segundo o Jornal de Notícias, dados da GNR revelam que até ao final de setembro foram reportados 385 casos de abandono, contra 358 no total do ano 2021, sendo a maior parte dos casos de cães. A PSP contabiliza 252 denúncias de abandono até novembro, contra 237 no total do ano 2021.

Apesar de ainda não existirem estudos em Portugal sobre o tema, acredita-se que a atual crise financeira poderá estar a ter um elevado impacto nos números de abandono. Ao JN, a associação Midas, em Matosinhos, reconhece que tanto o número de animais abandonados como as entregas por parte dos detentores "dispararam". Acrescenta ainda que a "maioria dos pedidos que lhe chegam para resgatar animais de rua são, aparentemente, animais sem chip e abandonados há pouco tempo".

São vários os motivos que estão a levar as famílias a procurar ajuda, mas o principal é a falta de capacidade económica. A Associação Cão Viver, na Maia, revelou ao JN que muitas das devoluções e entregas de animais que lhes chegam são devido a "gravidez, mudança de casa ou porque o animal cresceu mais do que os donos estavam à espera ou ainda porque faz muitas asneiras e estraga coisas em casa".

Em Portugal, continuam a existir vários casos de maus-tratos em animais. Até ao final de setembro deste ano, a GNR registou 545 denúncias por maus-tratos, sendo que em 2021 foram 649. Os dados da PSP revelam que até novembro registaram-se 477 situações (em 2021 foram contabilizadas 493).

No Parlamento, o PAN quer que a proteção animal passe a ser uma tarefa fundamental do Estado. Também o PS e o Bloco de Esquerda propõem que a Constituição preveja a garantia do bem-estar animal.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.