Recorde de abandonos em 2022. Chips nos animais incapazes de travar problema

Recorde de abandonos em 2022. Chips nos animais incapazes de travar problema
| País
Porto Canal

O número de animais abandonados tem subido drasticamente desde o início de 2022 e é uma preocupação para os responsáveis de abrigos, que estão a entrar em colapso. As denúncias recebidas pela GNR e pela PSP já superam os números totais de 2021. Até animais com microchip estão a ser abandonados e, quando confrontados, os donos tentam fugir às responsabilidades. A inflação e o custo de vida cada vez mais elevado, também está a levar as famílias a procurar ajudas de alimentação e de saúde para os seus cães e gatos.

Segundo o Jornal de Notícias, dados da GNR revelam que até ao final de setembro foram reportados 385 casos de abandono, contra 358 no total do ano 2021, sendo a maior parte dos casos de cães. A PSP contabiliza 252 denúncias de abandono até novembro, contra 237 no total do ano 2021.

Apesar de ainda não existirem estudos em Portugal sobre o tema, acredita-se que a atual crise financeira poderá estar a ter um elevado impacto nos números de abandono. Ao JN, a associação Midas, em Matosinhos, reconhece que tanto o número de animais abandonados como as entregas por parte dos detentores "dispararam". Acrescenta ainda que a "maioria dos pedidos que lhe chegam para resgatar animais de rua são, aparentemente, animais sem chip e abandonados há pouco tempo".

São vários os motivos que estão a levar as famílias a procurar ajuda, mas o principal é a falta de capacidade económica. A Associação Cão Viver, na Maia, revelou ao JN que muitas das devoluções e entregas de animais que lhes chegam são devido a "gravidez, mudança de casa ou porque o animal cresceu mais do que os donos estavam à espera ou ainda porque faz muitas asneiras e estraga coisas em casa".

Em Portugal, continuam a existir vários casos de maus-tratos em animais. Até ao final de setembro deste ano, a GNR registou 545 denúncias por maus-tratos, sendo que em 2021 foram 649. Os dados da PSP revelam que até novembro registaram-se 477 situações (em 2021 foram contabilizadas 493).

No Parlamento, o PAN quer que a proteção animal passe a ser uma tarefa fundamental do Estado. Também o PS e o Bloco de Esquerda propõem que a Constituição preveja a garantia do bem-estar animal.

+ notícias: País

Passageiro detido com 6,2 quilos de cocaína no aeroporto do Porto

Um passageiro proveniente do Brasil foi detido no aeroporto do Porto após terem sido detetados 6,2 quilos de cocaína “dissimulada na estrutura de uma mala de viagem” que transportava, anunciou a Autoridade Tributaria e Aduaneira. 

Chave Móvel Digital regista 33 mil ativações com biometria "em apenas um mês"

A Chave Móvel Digital registou, "em apenas um mês de funcionamento", 33 mil ativações com biometria, "tornando-se no principal canal de ativações, com 29% do total realizado", foi esta sexta-feira divulgado.

Combustíveis descem já na próxima semana

A próxima semana será marcada por uma descida no preço dos combustíveis. A informação é avançada pela CNN Portugal, que apurou os valores junto a uma fonte de mercado, tendo por base os preços internacionais dos produtos refinados e do petróleo.